Fafire oferece palestras gratuitas com programa de educação

O projeto Educação Move o Mundo promove circuitos relacionados à educação atual em escolas, empresas e ONGs

Programa leva temas atuais de educação à comunidadePrograma leva temas atuais de educação à comunidade - Foto: Divulgação

Com base no método de Paulo Freire, que buscava uma mudança justa na sociedade através da educação, a Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire) desenvolve projetos de extensão de ensino em diferentes áreas atendidas pela instituição. Um deles é o programa Educação Move o Mundo, que atua junto a empresas, escolas e Organizações Não Governamentais (ONGs) com a proposta de disseminar os valores da educação em diversas camadas. Nele, professores e coordenadores dos cursos de graduação desenvolvem palestras a partir de suas áreas correspondidas.

As atividades desenvolvidas nele são gratuitas. Os conteúdos são relacionados a temas atuais, tendo como exemplo a prevenção ao suicídio, identidade de gênero, família, escola e trabalho. “Essas pessoas que são impactadas não se resumem apenas aos adolescentes. Também são os docentes, que acabam adquirindo uma formação continuada, e com os familiares desses adolescentes”, conta o gestor do projeto Alisson Vera Cruz.

Inicialmente, o programa não tinha um nome e funcionava com escolas públicas, que convidavam a Fafire para palestrar com alunos e professores. Neste ano, a instituição decidiu criar o Educação Move o Mundo, expandindo também para as escolas particulares. “Vamos levar (para as escolas) uma discussão sustentada na teoria e na experiência do professor, não no seu perfil de vida, vamos ouvir esses sujeitos (professores, alunos e familiares). Isso também retorna como uma experiência para os docentes”, explica a coordenadora geral de graduação da Fafire, Walnea Lima.

Com o êxito na atuação em escolas, algumas empresas passaram a requisitar pelas palestras do projeto. “Tivemos um pedido de uma empresa para a gente trabalhar a importância da leitura com os funcionários. O significado que a leitura vai trazer para esses trabalhadores. E não é apenas a literatura, mas também a leitura de vida com esses funcionários, resgatando os valores de Paulo Freire”, enfatiza Walnea Lima.

Segundo a diretora geral da instituição, a Irmã Maria das Graças Soares da Costa, o projeto faz parte de um compromisso histórico da faculdade com o aspecto social. “O Programa Educação Move o Mundo faz parte da trajetória histórica da Fafire enquanto ambiente de aprendizagem diferenciada e de qualidade, de troca de experiências e de construção de uma sociedade justa. O caráter social deste programa estrutura-se numa concepção de educação como espaço privilegiado de formação humana, ética e profissional”, afirma. 

Bienal
Durante os dias 4 e 13 de outubro, a Fafire vai participar da 12ª edição da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. Dentro da programação, a faculdade vai trazer atividades e palestras relacionadas à proposta da instituição. O programa Educação Move o Mundo está incluso no ciclo de atividades. Os participantes devem conferir o calendário de palestras no site www.fafire.br. A entrada é o valor pago pelo ingresso do evento.

Veja também

Brasil tem 49,8 mil novos casos de Covid-19 e 698 mortes em 24 horas
Coronavírus

Brasil tem 49,8 mil novos casos de Covid-19 e 698 mortes em 24 horas

Igrejas de Olinda receberão painéis táteis com informações turísticas para visitantes cegos e surdos
Acessibilidade

Igrejas de Olinda receberão painéis táteis com informações turísticas para visitantes cegos e surdos