Família abre caixão em velório e cinco são contaminados por Covid-19 na Bahia

A morte foi registrada na última quinta-feira (7) por síndrome respiratória aguda grave

Feira de Santana, na BahiaFeira de Santana, na Bahia - Foto: Divulgação

A família de uma vítima de Covid-19 abriu o caixão durante o velório na cidade de Cairu, baixo-sul da Bahia, contaminando outras cinco pessoas.

A morte foi registrada na última quinta-feira (7) por síndrome respiratória aguda grave na Santa Casa de Valença, hospital do município vizinho. Como havia suspeita de Covid-19, o caixão saiu lacrado da unidade hospitalar.

A família, contudo, resolveu abrir o caixão durante o velório, mesmo com recomendações contrárias da secretaria municipal de Saúde de Cairu. Na segunda-feira (12), saiu o resultado do exame feito pelo Laboratório Central da Bahia que confirmou que a vítima tinha sido contaminada pela Covid-19.

Leia também:
Pernambuco registra 592 novos infectados e 67 mortes pela Covid-19 em 24h
Bebê de quatro meses morre com Covid-19 na Bahia

Diante da confirmação, a prefeitura decidiu realizar testes rápidos em todas 12 pessoas que participaram do velório. Mas encontrou resistência em parte da família, que não aceitava o diagnóstico de Covid-19 da vítima. Até então, a cidade não havia registrado casos de infectados com pelo novo coronavírus.

Após convencer os familiares, a prefeitura realizou os testes em 12 pessoas e identificou que cinco delas estavam com Covid-19. Em nota, a Prefeitura de Cairu informou que a família da vítima recebeu "todas as informações para realização do sepultamento seguro, bem como das normas sanitárias indicadas pelos órgãos responsáveis". Também informou que está monitorando as pessoas próximas à vítima.

"Enfermeiros, técnicos de saúde, psicólogos e assistente social da rede municipal de saúde estão oferecendo todo apoio à família e amigos da vítima. A Secretaria de Saúde lamenta pelo falecimento e deseja conforto aos familiares neste momento difícil", disse.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Estudo genético identifica predominância da variante gama no Agreste de Pernambuco
Coronavírus

Estudo genético identifica predominância da variante gama no Agreste de Pernambuco

Pesquisa mostra desigualdade no acesso a internet entre alunos
Educação

Pesquisa mostra desigualdade no acesso a internet entre alunos