Famílias protestam contra despejo em túnel de Boa Viagem

Ato foi contra a ordem de desocupação do local e complica o trânsito na área

Protesto em Boa Viagem, nas proximidades do Carrefour do Viaduto Tancredo NevesProtesto em Boa Viagem, nas proximidades do Carrefour do Viaduto Tancredo Neves - Foto: Rafael Moes/Cortesia

As famílias que ocupam a laje do túnel Augusto Lucena, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, fizeram um protesto na manhã desta quinta-feira (14) nas proximidades do supermercado Carrefour. Os moradores fecharam a rua Ernesto de Paula Santos, na descida do viaduto Tancredo Neves no sentido Boa Viagem por volta das 7h da manhã, enquanto a Polícia Militar e a Companhia de Trânsito e Transporte (CTTU) estão na área da desocupação. O trânsito foi liberado por volta das 8h30.

O protesto é contra a ordem de desocupação do local e complica o trânsito na região. Os veículos estão voltando na contramão do viaduto. Segundo a CTTU, os agentes enviados ao local ajudam os motoristas no trânsito. Além disso, o órgão também informou que houve queima de pneus. 

Leia também:
Famílias que ocupam laje de túnel em Boa Viagem ganham tempo
Famílias têm 72 horas para desocupar laje de túnel em Boa Viagem

Entenda o caso
Uma liminar a favor do município, requisitando a desocupação da laje do túnel, foi concedida, na semana passada, pela juíza Mariza Silva Borges, da 3ª Vara da Fazenda Pública da Capital. A petição foi feita pela Prefeitura do Recife e baseada em laudos da Diretoria Executiva de Controle Urbano (Dircon) e da Defesa Civil. Estes órgãos indicaram o local como não projetado para receber outras edificações e afirmaram que existe riscos de danos à sua estrutura por causa da presença de várias casas sobre ele. 

Os 11 réus no processo foram notificados da demanda judicial na última segunda-feira (11).  Em junho, de acordo com a gestão municipal, a desocupação foi tentada pelas vias administrativas, mas não conseguiram realizar a medida. no entanto, os moradores argumentam que nenhum representante do município informou para onde serão levados e que pretendem resistir à ação.

Veja também

Saiba como é o programa de vacinação em países europeus
Vacina

Saiba como é o programa de vacinação em países europeus

Nos últimos dois meses, Pernambuco perdeu mais de 100 pessoas por semana para a Covid-19
Pandemia

Nos últimos dois meses, Pernambuco perdeu mais de 100 pessoas por semana para a Covid-19