Fase final dos Jogos Escolares começa neste sábado

Alunos de mais de 500 escolas disputam títulos e vagas para representar o Estado nos Jogos da Juventude

Jogos Escolares de Pernambuco reúnem jogos alunos-atletasJogos Escolares de Pernambuco reúnem jogos alunos-atletas - Foto: Hesíodo Góes/SeturelPE

Quase 1.200 alunos-atletas de mais de 500 escolas participarão da fase final dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs) 2018, que acontecerá no Recife nos dias 20, 21 e 24 deste mês. Os competidores, que já passaram pelas fases regionais, disputam, além das medalhas de ouro, vagas para representar Pernambuco na fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude. Serão realizadas as disputas nas modalidades de atletismo, judô, luta olímpica, ginástica rítmica, vôlei de praia, tênis de mesa, natação, badminton, ciclismo e xadrez.

Os principais destaques das disputas individuais também terão a oportunidade de concorrer às vagas do Programa Ganhe o Mundo Esportivo 2019. No total, o programa de intercâmbio cultural e esportivo enviou 25 alunos-atletas para o exterior em 2018 - 25% a mais do que no ano passado. O intercâmbio tem duração de dois meses e, na temporada 2018, dos 25 contemplados, 16 foram campeões dos JEPs.

“Teremos disputas de altíssimo nível como ocorreu em todas as fases dos JEPs até agora. Isso só mostra o crescimento da competição e é o resultado do suor de todos os envolvidos, da organização aos técnicos e, especialmente, dos atletas. Sem dúvida, Pernambuco estará bem representado nos Jogos da Juventude”, comentou o secretário executivo de Esportes de Pernambuco, Diego Perez.

A edição deste ano dos JEPs também contou com um aumento de 20% nas escolas inscritas nas modalidades coletivas, nas quais as disputas já se encerraram após 20 dias de competição em Serra Talhada, no último mês de agosto, e de 18% nas inscritas em modalidades individuais. Todos os campeões vão representar Pernambuco na disputa dos Jogos Escolares da Juventude, que serão realizados em Natal (RN) entre 12 e 25 de novembro. Contando também com as fases regionais, a 59ª edição dos JEPs teve a participação de cerca de mil escolas de todo o Estado e 60 mil alunos-atletas.

Veja também

Caminhões com carga de oxigênio chegam a Manaus
Coronavírus

Caminhões com carga de oxigênio chegam a Manaus

Influenciadora Liliane Amorim morre por complicações de lipoaspiração
Luto

Influenciadora Liliane Amorim morre por complicações de lipoaspiração