FBC leva suas bases para a campanha de Armando

Jogada mais arriscada de Fernando Bezerra Coelho foi trocar o PSB pelo MDB

Inaldo SampaioInaldo Sampaio - Foto: Colunista

Não é pequena a influência do senador Fernando Bezerra Coelho nos municípios do vale do São Francisco desde que se elegeu prefeito de Petrolina a primeira vez, em 1992. Já naquela época, ele aspirava a se transformar numa liderança estadual, o que efetivamente aconteceu depois que passou sucessivamente pelo secretariado do governador Eduardo Campos e o ministério da presidente Dilma Rousseff. Consolidou essa liderança ao se eleger senador pelo PSB em 2014 e fez sua jogada mais arriscada ao se transferir para o MDB mediante a promessa da direção nacional do partido de que assumiria o seu comando em Pernambuco, com direito a disputar a sucessão do governador Paulo Câmara. Ainda não se pode dizer se essa jogada deu certa ou errada porque a disputa pelo controle do partido está judicializada no Supremo Tribunal Federal. Mas meio errada ela já deu porque a judicialização impediu o senador de concorrer ao governo estadual, que é o projeto político de sua vida. Enquanto isso, ele segue sendo um aliado importantíssimo da campanha do petebista Armando Monteiro, já tendo levado para o palanque dele os prefeitos de Petrolina e de Salgueiro, três ex-prefeitos de Lagoa Grande (Jorge Garziera, Robson e Dhoni Amorim) e dezenas de vereadores daquela região.

Haja chacinas!
Para que não se pense que existe violência apenas em Pernambuco, o Ceará registrou, só este ano, 7 chacinas com um saldo de 48 mortos. Dá uma média de 7 assassinatos por cada chacina. A última foi no último sábado no município de Quiterinópolis: 4 mortos.

Ataque frontal >
Senador Renan Calheiros (AL), que continua sendo um dos principais “caciques” do MDB embora não seja mais líder da bancada no Senado, deve guardar uma grande mágoa de Henrique Meirelles, pois só se refere a ele como “representante do sistema financeiro”. Meirelles está tentando tornar-se candidato do MDB à sucessão de Temer.

Receita gorda > As 370 mil pessoas que passaram pela Fenearte este ano fizeram a alegria dos seus organizadores em termos de bilheteria. Foi o maior público que a feira registrou até hoje.

Festival cultural > A tradicional “Festa de Agosto” de São Lourenço da Mata vai mudar de nome. Passa a se chamar “Festival Cultural de Agosto” com uma programação que incluirá as principais manifestações culturais de Pernambuco, entre elas coco, embolada e maracatu.

Algo inédito > Nunca, antes, na história política do país de 1989 para cá, os principais partidos políticos chegaram às vésperas de suas convenções sem alianças definidas. Nem mesmo o PT de Lula, que lidera as intenções de voto para presidente da República, conseguiu aliados. Está só.

E depois? >
Caso o PT confirme Marília Arraes como seu candidato a governador, ficarão em situação difícil para fazer a campanha dela o senador Humberto Costa, o presidente estadual Bruno Ribeiro e o ex-vereador recifense Oscar Barreto, todos a favor de uma aliança com o PSB.

Veja também

Pernambuco receberá 62 mil doses da vacina da Janssen contra a Covid-19
Vacina

Pernambuco receberá 62 mil doses da vacina da Janssen contra a Covid-19

Com ressalvas, TCE aprova contas de Doria e cobra transparência em gastos com CoronaVac
São Paulo

Com ressalvas, TCE aprova contas de Doria e cobra transparência em gastos com CoronaVac