Covid-19

FDA deve autorizar vacina para menores de 5 anos no próximo mês, diz médico da Casa Branca

Fauci disse ainda que as crianças mais novas provavelmente precisarão de três doses

Consultor médico da Casa Branca, dr. Anthony FauciConsultor médico da Casa Branca, dr. Anthony Fauci - Foto: Mandel Ngan / AFP

O principal conselheiro médico da Casa Branca, Dr. Anthony Fauci, disse na quarta-feira que a Food and Drug Administration (FDA, órgão americano semelhante à Anvisa no Brasil) pode aprovar a vacina da Pfizer/BioNTech para crianças menores de 5 anos no próximo mês.

Segundo o canal de TV americano CNBC, Fauci disse que sua esperança é que a FDA aprove a vacina para esta faixa etária no próximo mês e "não muito depois disso", mas afirmou que não podia garantir a aprovação do imunizante.

Pesquisador e chefe do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA, Fauci disse ainda que as crianças mais novas provavelmente precisarão de três doses, porque duas injeções não induziram uma resposta imune adequada em naquelas com idade entre de 2 a 4 anos, de acordo com os ensaios clínicos da Pfizer.
 

A Pfizer planeja enviar dados à FDA no primeiro semestre de 2022 se o estudo de três doses for bem-sucedido, conforme a empresa anunciou a empresa em dezembro. A farmacêutica disse que não identificou nenhuma preocupação de segurança com as doses de vacina de 3 microgramas em crianças de 6 meses a 4 anos de idade. Os adultos recebem duas doses de 30 microgramas cada como parte de sua série primária de injeções.

Nos EUA, as crianças com menos de 5 anos são particularmente vulneráveis neste momento porque são a única faixa etária que atualmente não é elegível para a vacinação. As hospitalizações de crianças com Covid estão aumentando à medida que a variante Ômicron, que é altamente contagiosa, se espalhou rapidamente pelo país no mês passado.

Veja também

Câmara rejeita emenda de bolsonaristas para liberar homeschooling a filhos de pais com ensino médio
Homeschooling

Câmara rejeita emenda de bolsonaristas para liberar homeschooling a filhos de pais com ensino médio

PM reage a assalto no bairro do Curado e atira contra casal suspeito; um morre e outro é preso
Região Metropolitana

PM reage a assalto no bairro do Curado e atira contra casal suspeito; um morre e outro é preso