Férias têm opções que unem lazer e conhecimento

Opções para as crianças vão muito além das praias. Atividades como oficinas, observação de astros e passeios em trilhas ecológicas estão disponíveis

Observatório em Olinda possui seis telescópios, e as visitas são acompanhadas por monitoresObservatório em Olinda possui seis telescópios, e as visitas são acompanhadas por monitores - Foto: cleiton batista /cortesia

Sol forte, calor e crianças cheias de energia dentro de casa querendo brincar. Para quem tem filhos e não pode viajar nas férias de início de ano, o mês de janeiro parece demorar uma eternidade. Além da praia, que é o programa mais óbvio do período, espaços públicos oferecem uma série de opções que aliam entretenimento e conhecimento.

Para este final de semana uma pedida legal é o espetáculo teatral de bonecos “A Maior Rosa do Mundo”, uma adaptação de um conto de José Saramago, que será encenado amanhã no Econúcleo do parque da Jaqueira, a partir das 9h. Além da peça, a Jaqueira vai contar com mais 12 atrações até o domingo. O Jardim Botânico, no Curado, terá oito atividades, incluindo uma oficina de percussão com garrafas PET e aulas de malabares.
Para as crianças que adoram descobrir coisas novas, uma pedida bacana é o Observatório da Sé, em Olinda. O equipamento fica aberto diariamente, das 16h às 20h, com capacidade para receber até 60 pessoas por vez. São seis telescópios para observar o sol nos finais de tarde, a lua, as estrelas e outros astros. As visitas são acompanhadas por monitores, com linguagem de libras para deficientes auditivos durante o mês de janeiro.
Nas férias, além de ver o céu, as crianças também poderão participar do boliche e do dominó astronômico e conferir filmes sobre o espaço. “Nas férias temos atividades extras e aproveitamos para explicar a mais crianças e adultos sobre o universo e a ciência”, diz o coordenador do Observatório, Cleiton Batista. Pensando na acessibilidade, uma exposição tátil vai proporcionar aos deficientes visuais experiência sobre o solo de Marte.
Ainda durante o mês de janeiro, o Horto de Dois Irmãos terá duas edições do projeto Zoo Férias, uma incursão pelo parque com trilhas, peça teatral, aulas de educação ambiental com os animais que são socializados, alimentação dos bichos, produção de livro de memórias e visita noturna. O projeto cobra uma taxa de R$ 160 por criança, para quem se inscrever até o domingo. Depois o valor passa para R$ 180. Cada criança vai receber um kit contendo uma camisa, uma bolsa e uma garrafinha e terá direito a lanche. As inscrições podem ser feitas pelo fone 3184-7753.
Outra alternativa são os acampamentos de férias particulares. Com 30 anos de atividade no Estado, a Cia do Lazer oferece acampamentos temáticos para pessoas dos 7 aos 19 anos. A atividade é acompanhada por uma equipe interdisciplinar, abordando jogos, gincanas, oficinas, festas, brincadeiras, torneios, teatro, arte e música, além de proporcionar contato entre os jovens e a natureza. Os telefones da empresa são 99127-9530 e 99242-7435

 

Veja também

Veja o que abre e o que fecha em Pernambuco durante o feriado de São João (24)
Comércio e serviços

Veja o que abre e o que fecha em Pernambuco durante o feriado de São João (24)

Governo afirma ao STF que 72% dos índios já receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19
Vacinação

Governo afirma ao STF que 72% dos índios já receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19