Argentina

Fernández diz que brasileiros vieram da selva e argentinos chegaram de barco da Europa

Presidente argentino deu a declaração durante encontro com Pedro Sánchez, premiê da Espanha

Presidente da Argentina, Alberto Fernandez durante encontro com o premiê espanhol Pedro SanchezPresidente da Argentina, Alberto Fernandez durante encontro com o premiê espanhol Pedro Sanchez - Foto: Juan Mabromata / AFP

Em encontro na manhã, desta quarta (9), com o premiê da Espanha, em Buenos Aires, o presidente argentino, Alberto Fernández, disse que "os mexicanos vieram dos indígenas, os brasileiros, da selva, e nós, chegamos em barcos". "Eram barcos que vinham da Europa", afirmou, apontando para Pedro Sánchez. Depois, referendou: "O meu [sobrenome] Fernández é uma prova disso".

O líder argentino acreditava fazer menção a uma frase incorretamente atribuída ao escritor mexicano Octavio Paz (1914-1998), Nobel de literatura em 1990, no qual ele teria discorrido sobre a raiz asteca dos mexicanos e a origem inca dos peruanos. Porém, confundiu-se, e a frase é, na verdade, parte de uma canção do compositor Litto Nebbia.

Figuras públicas e políticas argentinas com frequência cometem o que a imprensa local costuma chamar de "gafe". A frase racista, no entanto, revela um traço cultural profundo que minimiza ou mesmo nega a raiz mestiça da população argentina.

Declarações do tipo já foram feitas por diferentes membros de partidos e classes sociais e intelectuais.

O escritor argentino Jorge Luis Borges, por exemplo, dizia que "os argentinos são europeus nascidos no exterior". Agora foi a vez do peronista Fernández, que se apresenta como um nome de centro-esquerda e que tem vínculos com organizações que defendem as minorias e os indígenas.

Veja também

Em alerta vermelho, China enfrenta chuvas torrenciais
MUNDO

Em alerta vermelho, China enfrenta chuvas torrenciais

Palácio de Buckingham abre ala inédita ao público após mais de 170 anos
mundo

Palácio de Buckingham abre ala inédita ao público após mais de 170 anos

Newsletter