Modernização

Fernando de Noronha realiza o primeiro salvo-aéreo noturno para transferir paciente com Covid-19

Obras de iluminação na pista do aeroporto têm previsão para conclusão em julho

Primeiro voo noturno para transferência de paciente realizado em Fernando de NoronhaPrimeiro voo noturno para transferência de paciente realizado em Fernando de Noronha - Foto: Karol Vieira/Divulgação

Fernando de Noronha recebeu, nesta quinta-feira (22), o primeiro voo noturno após a implantação do novo sistema de iluminação na pista de pouso e decolagem do aeroporto Governador Carlos Wilson. A aeronave, um salvo-aéreo vindo de Salvador, pousou às 19h10 (horário local) na ilha para fazer a transferência de um morador diagnosticado com a Covid-19 para o Recife. 

O paciente, de 45 anos, estava internado no hospital São Lucas desde a última terça-feira (20). Como não houve melhora do quadro, foi necessário o encaminhamento para uma unidade de terapia intensiva, em um hospital de referência no Recife.

A obra no aeroporto, em fase adiantada de conclusão, tem previsão de término para o mês de julho. Estão sendo realizados os serviços de iluminação na cabeceira da pista de pouso e decolagem e nos morros que contornam o aeroporto. 

Com quase 80% do trabalho finalizado, a obra orçada em R$ 4.687.000 instalou o Sistema de Luzes de Obstáculos (SLO’s) compostos por 33 luminárias, alimentadas por energia solar e tecnologia em LED e distribuídas nos morros do Pico, do Meio e Espinhaço.

O balizamento noturno vai ser utilizado apenas em casos urgentes de salvamento aéreo. A iluminação nos morros só vai acontecer nessas ocasiões específicas, sendo desligada após a decolagem da aeronave. Não há planos para receber voos comerciais no horário noturno. 

“A nossa intenção é salvar vidas. Com essa iluminação, podemos utilizar o aeroporto em todos os horários para atender quem precisar ser resgatado urgentemente, como o salvamento que foi feito hoje”, disse Guilherme Rocha, administrador da ilha.

Veja também

Caminhão desgovernado desce ladeira em marcha ré e atropela motociclista em Abreu e Lima
GRANDE RECIFE

Caminhão desgovernado desce ladeira em marcha ré e atropela motociclista em Abreu e Lima

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições
MUNDO

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições

Newsletter