Coronavírus

Fernando de Noronha será a primeira localidade 100% vacinada em Pernambuco, garante governador

Cerca de mil doses de vacinas serão enviadas à Ilha para a imunização de todos os noronhenses maiores de 18 anos

Vacinação contra a Covid-19 em Fernando de NoronhaVacinação contra a Covid-19 em Fernando de Noronha - Foto: Divulgação

Com o envio de mil doses da vacina contra AstraZeneca/Fiocruz a Fernando de Noronha, nesta sexta-feira (11), o arquipélago deu o primeiro passo dentro do planejamento de vacinação em massa da sua população contra a Covid-19. 

Começaram a ser vacinados os moradores com idades entre 40 e 49 anos. Esse é o primeiro grupo de um cronograma que pretende aplicar a primeira dose do imunizante em toda a população adulta da ilha, a partir de 18 anos, até o dia 24 de junho. 

A expectativa para o período é atender cerca de duas mil pessoas, juntando a remessa enviada nesta sexta com as doses que já estavam disponíveis no arquipélago. 

“Fernando de Noronha será a primeira localidade pernambucana com 100% da população imunizada, o que dará mais segurança para a retomada do turismo, principal atividade econômica da ilha”, destacou o governador Paulo Câmara. 

A decisão do Governo de Pernambuco foi acordada com os gestores municipais na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da última quinta-feira (10). A iniciativa foi motivada pelas especificidades de Noronha, tendo em vista a localização geográfica  e as particularidades no atendimento de possíveis casos graves. 

“A imunização de toda a população adulta da ilha agora já é uma realidade. Isso traz um grande alívio para todos porque, por estarmos isolados do continente, nossos pacientes graves precisam ser transferidos por salvamento aéreo para o Recife”, explicou o administrador da ilha, Guilherme Rocha. 

Nesta campanha, a Superintendência de Saúde da ilha tem se pautado na busca ativa daqueles que estão contemplados nos planos nacional e estadual de imunização, já tendo concluído todos os grupos prioritários. 

De acordo com o superintendente de Saúde da ilha, Fernando Magalhães, dentro do plano de imunização escalonada, traçado durante a reunião da CIB, após a vacinação dos maiores de 40 anos, será a vez das pessoas entre 29 e 39 anos, que já começam a ser beneficiadas neste sábado (12), e assim por diante até a faixa dos 18 anos. 

“Com todos os adultos da ilha vacinados, reduziremos drasticamente a circulação viral, mantendo nossos números controlados. Recentemente, chegamos a zerar os casos de Covid-19 no arquipélago e, atualmente, temos apenas três pacientes contaminados, em isolamento domiciliar”, afirmou Fernando Magalhães. 

Veja também

Israel alerta para possível nova onda de coronavírus
Covid-19

Israel alerta para possível nova onda de coronavírus

EUA não vai cumprir meta de vacinar 70% dos adultos até 4 de julho
Coronavírus

EUA não vai cumprir meta de vacinar 70% dos adultos até 4 de julho