Fernando Saburido celebra Corpus Christi em Olinda

Missa solene e procissão pelas ladeiras de Olinda acontecem na manhã desta quinta-feira (20)

Arquidiocese de Olinda e Recife celebra o Corpus Christi na Catedral da Sé, em OlindaArquidiocese de Olinda e Recife celebra o Corpus Christi na Catedral da Sé, em Olinda - Foto: Leo Malafaia/Folha de Pernambuco

Exatamente 60 dias após a Páscoa é celebrado o Corpus Christi, data católica que mantém viva a memória da morte e da ressurreição de Cristo, celebrando a Eucaristia. Neste feriado religioso (20), a Catedral da Sé, em Olinda, recebe solenidade presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. Na ocasião, participam todos os ministros da Eucaristia das 140 paróquias do território da Arquidiocese de Olinda e Recife.

De acordo com o Arcebispo, a quinta-feira Santa é “o dia em que nós externamos a nossa fé na Eucaristia”. Dom Fernando explica ainda que a data é importante para mostrar ao público a fé na Eucaristia, ostentada através de missas, procissões e orações. “Nós nos reunimos hoje para juntos celebrarmos a Eucaristia, levar para o público essa nossa fé”, explicou.

Leia também:
Católicos celebram Dia de Santo Antônio no Recife nesta quinta
Fiéis celebram dia de Santa Rita de Cássia no Recife, a santa das causas impossíveis

Papa convoca cardeal Marx por disputa sobre a eucaristia

As procissões são parte importante dos festejos de Corpus Christi. Nesta quinta, a missa é seguida por uma Procissão Eucarística, percorrendo as ruas Bispo Azevedo Coutinho, Saldanha Marinho, Amparo, Bernardo Vieira de Melo e Rua de São Bento, se encerrando no Mosteiro São Bento. “Eu vou conduzindo a Eucaristia até o mosteiro de São Bento, e lá daremos a bênção ao santíssimo e teremos ainda uma ocasião de fazer uma oração oficial”, detalha Dom Fernando.

Diversos fiéis lotam a Catedral da Sé para a cerimônia desta quinta. Maria Íris, de 50 anos, é um deles. “É uma verdadeira benção de Deus, é o corpo dele que a gente comemora e recebe, é o maior dia do ano para nós cristãos”, conta. Apesar do forte sol na cidade Olinda nesta manhã, Maria faz questão de acompanhar a Eucaristia até o procissão. “Vou com o corpo dele, com maior honra e com a maior glória”, completa.

Veja também

Polícia prende 63 pessoas em bares clandestinos de Manaus
Falta de consciência

Polícia prende 63 pessoas em bares clandestinos de Manaus

Somos porta-vozes do Brasil na União Europeia, diz novo embaixador de Portugal
LUIS FARO RAMOS

Somos porta-vozes do Brasil na União Europeia, diz novo embaixador de Portugal