Cidadania

Ferramenta do MPPE permite fazer denúncias com uso de assistente virtual

Plataforma Audivia foi lançada nesta quinta-feira (15) em evento no Porto Digital. Também foi apresentado o Voxia, que agiliza a transcrição de audiências.

Tecnologia foi desenvolvida pelo laboratório de inovação do MPPETecnologia foi desenvolvida pelo laboratório de inovação do MPPE - Foto: Caio Danyalgil/Folha de Pernambuco

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) lançou, nesta quinta-feira (15), a plataforma digital Audivia, que procura facilitar o processo de recebimento de denúncias, críticas e solicitações da população com uso de um assistente virtual. Em evento realizado no Porto Digital, no Bairro do Recife, também foi apresentado o Voxia, ferramenta para promotores que agiliza a transcrição de audiências.

As tecnologias foram desenvolvidas pelo MPLabs, departamento do Ministério Público voltado para a inovação. Disponível no site e no WhatsApp da instituição, o cidadão entra em contato com o MPPE por meio de um assistente virtual, que vai direcionar a demanda para o núcleo responsável. Ao entrar no portal, a ferramenta abre, no canto inferior direito, uma caixa de diálogo com a pergunta "Olá, posso ajudar?". As denúncias e solicitações poderão ser feitas ao WhatsApp pelo telefone (81) 99679-0221. Quando se envia a mensagem, o assistente responde com uma saudação perguntando o tipo de solicitação que será realizada.

Leia também:
Ministério Público pressiona cidades contra lixões
Tecnologia aliada à didática ajuda na aprendizagem
Samsung apresenta seu novo smartphone com assistente virtual


Segundo o procurador geral do MPPE, Francisco Dirceu Barros, hoje o órgão recebe, em média, 100 mil denúncias por mês. A expectativa é de que, com a novidade, esse número chegue a 10 milhões. “E a resposta será rápida. Noventa por cento das demandas levam cerca de uma semana para serem resolvidas e agora as respostas serão instantâneas”, afirma. 

Além da facilidade para a população enviar as demandas, a tecnologia vai indicar a promotoria responsável pelo caso que for relatado. “O cidadão vai contar tudo que está passando e isso será repassado ao nosso sistema”, explica o presidente do MPLabs, Antônio Rolemberg.

Voxia
Para uso interno do Ministério Público, a ferramenta Voxia agiliza o trabalho dos promotores na transcrição das audiências. “Geralmente uma audiência dura duas horas, e o promotor precisar escutar todo esse tempo. Ele não vai precisar disso porque vai usar a ferramenta e a inteligência vai identificar palavras-chave”, explica Antônio Rolemberg.

Veja também

Papa lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma
RITUAL

Papa lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma

Colapso de ponte em Baltimore pode levar a maior pagamento de seguro marítimo
EUA

Colapso de ponte em Baltimore pode levar a maior pagamento de seguro marítimo

Newsletter