Festa da Pitomba tem início com procissão da Bandeira

Celebrações da Festa da Pitomba são realizadas homenagem à padroeira de Jaboatão dos Guararapes e seguem até o dia 9 de abril

Festa da Pitomba, em Jaboatão dos GuararapesFesta da Pitomba, em Jaboatão dos Guararapes - Foto: Gustavo Gloria/Folha de Pernambuco

A Procissão da Bandeira, realizada neste domingo (1º), marcou o inicio das celebrações em homenagem a Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira do município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Fiéis se emocionaram durante o cortejo com a imagem da santa que partiu da Matriz de Nossa Senhora do Rosário, no bairro de Prazeres, até o santuário no Parque Histórico Nacional dos Guararapes.

Leia também:
Festa da Pitomba reúne fiéis neste domingo 
Dom Fernando Saburido celebra a Liturgia da Paixão na Catedral da Sé 

Para o auxiliar administrativo, Wennedy Adalberto, um dos guardiões que estavam levando a imagem, ao lado de sua esposa, afirmou que é emocionante poder vivenciar esse momento de fé. "Há 10 anos, eu venho nessa celebração e é uma emoção muito grande, devido as bençãos de Deus concedidas e trazidas por Nossa Senhora. É uma honra pode carregar essa imagem", disse. 

Tradição que chega a 361º edição, com a realização de uma missa campal, a popular Festa da Pitomba, segue, até o dia 9 de abril com várias homenagens e novenas a padroeira. Um dos momentos mais esperados por quem compareceu ao ato foi o hasteamento da imagem de Nossa Senhora com o menino Jesus. No mês de junho, a Igreja faz um sorteio entre as famílias que se dispõe a tomar conta do estandarte. “Foi um honra muito grande ser agraciado como responsável pela bandeira. Eu e minha família somos muitos devotos a Nossa Senhora dos Prazeres”, declarou Vilmarcos Lorenço da Silva. Ele explica que até o dia da procissão são feitos encontros a cada último sábado do mês para rezarem diante da imagem. 

Dom Luiz Pedro, que celebrou a missa em homenagem à padroeira, disse que a principal mensagem para os fiéis nesta data, que também marca o renascimento de cristo, “é que a esperança e fé sejam renovadas todos os dias de nossas vidas”, disse. “É uma alegria imensa poder participar dessa celebração, desejamos que todos possam compartilhar do amor que Jesus Cristo nos dá sempre”, concluiu. 

 

História

 

O local que hoje propaga a fé, já foi palco de grandes batalhas entre portugueses e holandeses. De acordo com dom Marcos Ferreira, da Ordem de São Bento, “O general Barreto de Menezes, fez uma promessa e para agradecer a vitória mandou construir um santuário dedicada a Nossa Senhora dos Prazeres, que se tornou a mãe dessa população”, explicou. 

Esquema 

A Festa da Pitomba seguirá com um esquema especial de segurança, saúde, e trânsito durante os nove dias de celebração. Ao todo, o esquema de segurança irá contar com 420 homens, sendo 150 policiais militares, 180 guardas municipais, 90 bombeiros e duas unidades móveis de videomonitoramento. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) dará suporte ao evento com um posto médico, além de viaturas, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores e bombeiros civis.

Veja também

Professora da Unicap é acusada de racismo
Racismo

Professora da Unicap é acusada de racismo

Homem é condenado a pagar 15 salários mínimos por maltratar cães em MG
animais

Homem é condenado a pagar 15 salários mínimos por maltratar cães em MG