Festa do Carmo e Esquadrilha da Fumaça mudam trânsito no Centro do Recife

Procissão de Nossa Senhora do Carmo e apresentação da Esquadrilha da Fumaça atraíram grande público ao centro da cidade; confira os pontos de bloqueio

Condutores seguem pela rua Mariz e Barros para desviar do bloqueio na av, Alfredo LisboaCondutores seguem pela rua Mariz e Barros para desviar do bloqueio na av, Alfredo Lisboa - Foto: Cortesia / Whatsapp

Uma multidão tomou as ruas da região central do Recife na tarde desta segunda-feira (16), dia de Nossa Senhora do Carmo, co-padroeira do Recife. Dois eventos ocorrem na área: os festejos para Nossa Senhora do Carmo e a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, seguida de shows, na praça do Marco Zero, no coração do Bairro do Recife. Para dar maior fluidez ao trânsito, agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estão nos principais pontos de bloqueio, orientando os motoristas. Mais de 110 carros foram notificados por estacionar em lugar indevido. 

Leia também:
Esquadrilha da Fumaça se apresenta no céu do Recife; veja vídeo
Recife tem missa e procissão marítima em homenagem a São Pedro; veja fotos

A plateia que foi ver a Esquadrilha não coube no Marco Zero e muitas pessoas passaram a ocupar a avenida Alfredo Lisboa, bloqueando a passagem de veículos. Com a interdição, a Ponte Giratória foi bloqueada por orientadores da CTTU, que desviando o trânsito pela Avenida Martins de Barros, no Bairro de Santo Antônio. Assim como a ponte, a avenida Marquês de Olinda também está bloqueada. O trânsito está sendo desviado pelas ruas ruas Vigário Tenório e Mariz e Barros.

Outro ponto de bloqueio realizado pelos autarquia está montado no Cabanga, na altura do Cais José Estelita. O fluxo de carros está sendo desviado pela rua Itapiuna, via que liga o Cabanga à avenida Governador Agamenon Magalhães. A liberação dessas vias, segundo a CTTU, está prevista para as 19h.

Procissão de Nossa Senhora do Carmo
Devido à procissão que acontece no final da tarde desta segunda-feira (16), outros bloqueios vão se estender pela área central do Recife.

As interdições, montadas desde as 15h30 desta segunda, são: na faixa da esquerda da avenida Dantas Barreto, próximo ao Palácio da Justiça; nos cruzamentos da avenida Dantas Barreto com a rua Siqueira Campos e avenida Guararapes; nos cruzamentos da avenida Nossa Senhora do Carmo com a rua Imperador Pedro Segundo e avenida Martins de Barros.

Expectativa é de que estes pontos sejam liberados para circulação de veículos a partir das 21h, horário previsto para o término do evento. A procissão saiu às 16h do Pátio da Igreja do Carmo, localizado no bairro de Santo Antônio, seguindo pela avenida Nossa Senhora do Carmo, avenida Martins de Barros, Praça da República, Rua do Sol, avenida Guararapes e volta para a avenida Dantas Barreto.

Multas
De acordo o coordenador de trânsito da CTTU Ricardo Mariano, aproximadamente 120 veículos foram multados apenas na Avenida Rio Branco, interditada permanentemente desde 2017 para carros. "As pessoas sabem que não podem estacionar nem transitar com carro pela Rio Branco e, mesmo assim, esses condutores acabaram acreditando nos flanelinhas, que estavam dizendo que esse tipo de prática era permitida", relatou.

Os motoristas notificados, ainda segundo Mariano, terão que pagar multa que varia entre R$ 195 e R$ 880 por estacionar ou trafegar em local de passeio.

Veja também

Hospital Veterinário do Recife abre seleção para estágio obrigatório
Folha Pet

Hospital Veterinário do Recife abre seleção para estágio obrigatório

Cartilha explica leis trabalhistas do Brasil para imigrantes
INFORMATIVO

Cartilha explica leis trabalhistas do Brasil para imigrantes