Festival de Cannes não terá edição em 2020 por causa do novo coronavírus

O evento estava previsto para ocorrer em junho ou julho

Festival de Cannes adiadoFestival de Cannes adiado - Foto: Reprodução/Instagram

O Festival de Cinema de Cannes anunciou, nesta terça-feira (14), que sua edição de 2020 foi, novamente, adiada devido à pandemia do novo coronavírus. O evento estava previsto para ocorrer em junho ou julho, mas foi cancelado e, por enquanto, não tem novas datas.

Leia também:
Sarah Maldoror, pioneira do cinema negro, morre aos 91 anos
Após vencer prova do BBB 20, Manu Gavassi é convidada pela seleção a treinar bocha

Inicialmente planejada para acontecer entre os dias 12 e 23 de maio, a 73ª edição de um dos maiores festivais de cinema do mundo já havia sido adiada, em 19 de março, em razão do surto da Covid-19. No entanto, a organização do evento anulou a decisão após as declarações do presidente francês, Emmanuel Macron, feitas nesta segunda (13), que decretam o prolongamento do período de isolamento social no país.

"É claramente difícil supor que o Festival de Cannes possa ser realizado neste ano em seu formato original", diz a nota divulgada pelos organizadores. "No entanto, desde ontem à noite, iniciamos muitas discussões com profissionais, na França e no exterior.

Eles concordam que o Festival de Cannes, um pilar essencial para a indústria cinematográfica, deve explorar todas as contingências que permitam apoiar o ano do cinema, tornando real o Cannes 2020, de uma maneira ou de outra."O comunicado afirma ainda que quando a pandemia acabar, será necessário reiterar a importância do cinema e dos profissionais da área.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Vaticano julga cardeal por escândalo financeiro
Religião

Vaticano julga cardeal por escândalo financeiro

País regrediu 20 anos na educação com pandemia, diz secretário
Educação

País regrediu 20 anos na educação com pandemia, diz secretário