Celebração

Fiéis sobem o morro para prestar homenagens a Nossa Senhora da Conceição

Em segundo dia de festividade, artigos como terços, velas e fitas são os mais procurados no comércio

Fiéis prestam homenagens aos pé da Nossa Senhora da Conceição.Fiéis prestam homenagens aos pé da Nossa Senhora da Conceição. - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Iniciada neste domingo (28), a 117ª festa de Nossa Senhora da Conceição reuniu fiéis na manhã desta segunda-feira (29) no santuário localizado no Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife. Devotos procuraram o santuário para prestar suas orações e participar das celebrações.

Com movimento tranquilo, artigos como terços, velas e fitas eram os mais procurados no comércio local. Para a comerciante Maria Lúcia, o aumento nas vendas de produtos religiosos tende a aumentar até o encerramento da festividade, próximo dia 8.

“Espero vender toda a mercadoria. Mesmo com a pandemia, no ano passado foi muito bom; vendi quase tudo. Neste ano, muita gente já está vacinada e tem a liberdade para assistir uma missa e fazer comprinhas religiosas para guardar ou presentear um amigo ou familiar.”, comenta. 

"Temos peças de R$ 2 até R$ 65, mas, dependendo do tamanho de escolha da santa e o tipo de material, o valor altera", comentou o comerciante o comerciante Rafael Sarmento, que comercializa dentro do santuário. “A expectativa é de que ,até o dia 8, a gente trabalhe sem cessar", comentou ele, dizendo que irá virar a madrugada acordado do dia 7 para o 8.

 

Nesta edição, a festa, intitulada “Aos pés da Imaculada Conceição do Morro, somos todos irmãos”,os protocolos de segurança estão sendo mantidos. Na entrada, são distribuídos álcool em gel, e ,dentro do santuário, são permitidas apenas três pessoas por banco. 

No intuito de preservar a vida dos fiéis, a celebração ainda conta no dia 7, até o seu encerramento, na quarta 8, com um esquema de missas dentro e fora do santuário. Cerca de 800 fiéis poderão participar da programação. 

“Por conta da pandemia, estamos com números reduzidos. Nosso grande objetivo é não aglomerar, e, este ano, conseguimos transmitir a celebração através da TV Pai Eterno”, explicou o padre Pedro Luiz dos Santos, reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição.

O reitor do Santuário reforçou que, através das redes sociais, os fiéis podem acompanhar toda a festividade no canal do YouTube e de segunda (6) à quarta-feira da próxima semana poderão ver pela TV Pai Eterno.  

“Vim hoje com meus filhos e o marido prestar homenagem à santa. Ela já operou muitos milagres em nossas vidas. Houve um momento que estive com Hepatite C e já iria fazer um tratamento que não deixa de ser uma quimioterapia. Graças a Deus e a interssecção dela, fiquei curada. Nem precisei fazer o tratamento”, contou a devota Angela Bezerro. "Este é o segundo ano que venho ao morro. Mas todo ano vou para profissão que sai da cidade de Moreno. É muito importante vir prestar o nosso amor e carinho.”, complementou.

Programação

29/11 a 7/12

Santa Missa
6h/8h/12h/16h

Novenas 
10h/14h

Momento Mariano
18h

Novena Solene
19h30

8/12

Santa missa (Fora do Santuário)
0h/2h/4h/6h/8h/10h/12h

Santa Missa (Dentro do Santuário)
1h/3h/5h/7h/9h/11h/13h/15h

Carreata de Encerramento - Imagem da Santa
Concentração: 15h

Estacionamento da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo
Saída: 16h
Apenas carro sobe o morro pela estrada do Morro da Conceição 

Chegada: 19h30 - Solene Celebração de Encerramento 
Celebrante: Dom Fernando Saborido (Arcebispo de Olinda e Recife)

Veja também

Entidades criticam 'campanha de sabotagem' e pedem avanço na vacinação infantilVacinação

Entidades criticam 'campanha de sabotagem' e pedem avanço na vacinação infantil

Brasil registra 23,7 milhões de casos de Covid-19Pandemia

Brasil registra 23,7 milhões de casos de Covid-19