A-A+

Vacinas

Fiocruz conclui produção dos primeiros lotes de IFA nacional para vacina contra Covid

Segundo a fundação, os dois lotes prontos irão passar por testes de controle de qualidade para, então, seguir para a produção de vacina.

Laboratório de testagem da Fiocruz, no RJ: instituição tem papel essencial no combate à covid-19 Laboratório de testagem da Fiocruz, no RJ: instituição tem papel essencial no combate à covid-19  - Foto: Peter Ilicciev/Fiocruz

A Fiocruz anunciou, nesta segunda-feira (27), a conclusão da produção dos primeiros lote nacional de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) para a vacina contra a Covid. A previsão para entrega de vacina com IFA nacional, porém, é só para o último trimestre do ano.

Segundo a fundação, os dois lotes prontos -o primeiro deles finalizado no começo de setembro- agora deverão passar por testes de controle de qualidade para, então, seguir para a produção de vacina de fato.
Essas produções servem para confirmar o funcionamento do e eventuais necessidades.
Já há mais dois lotes de IFA em produção e um terceiro planejado.

A Fiocruz produz, com direito à transferência de tecnologia, a vacina desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. Por isso mesmo, a AstraZeneca realiza comparações a fim de confirmar que o resultados reproduzem o que se espera.

A fundação de pesquisa ainda precisa atualizar, junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a mudança de local da fabricação do IFA.

Veja também

DNA confirma que homem é bisneto de Touro Sentado
Engenharia genética

DNA confirma que homem é bisneto de Touro Sentado

Uso de fluvoxamina reduz hospitalizações por Covid, aponta estudo
Coronavírus

Uso de fluvoxamina reduz hospitalizações por Covid, aponta estudo