Vacina

Fiocruz vai entregar 5 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca na sexta

Quantidade é superior à prevista inicialmente para esta semana

Vacina Oxford/AstraZeneca, produzida no Brasil pela FiocruzVacina Oxford/AstraZeneca, produzida no Brasil pela Fiocruz - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou, nesta quarta-feira (21), que vai entregar, na sexta-feira (23), cinco milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra Covid-19 produzidas pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). A quantidade supera a previsão inicial para esta semana em 300 mil doses.

Por questões logísticas relacionadas à distribuição das vacinas, a Fiocruz passará a liberar os lotes para o Programa Nacional de Imunizações (PNI) sempre às sextas-feiras.

Segundo a fundação, a decisão foi tomada em conjunto com o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Na semana passada, Bio-Manguinhos também liberou cinco milhões de doses, porém em duas remessas, na quarta e na sexta-feira. Para a semana que vem, o cronograma prevê mais 6,7 milhões de doses, o que fará com que a fundação entregue mais de 18 milhões de doses no mês de abril.

Para os próximos meses, a programação é que as entregas cresçam em volume e cheguem a 21,5 milhões, em maio; 34,2 milhões, em junho; e 22 milhões, em julho.

Assim, a fundação cumprirá a meta de produzir 100,4 milhões de doses a partir do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado, conforme acordo de encomenda tecnológica firmado com a farmacêutica AstraZeneca. No segundo semestre, a Fiocruz prevê produzir 110 milhões de doses com IFA fabricado no Brasil.

Já foram entregues ao Programa Nacional de Imunizações 14,8 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, sendo 10,8 milhões produzidas por Bio-Manguinhos. As outras quatro milhões foram importadas prontas da Índia nos meses de janeiro e fevereiro. 

Veja também

Dez soldados e policiais são condenados a 30 anos de prisão por "conspiração", na Venezuela
MUNDO

Dez soldados e policiais são condenados a 30 anos de prisão por "conspiração", na Venezuela

Picacismo: mãe descobre distúrbio raro em menina de 3 anos, que comeu móveis, vidro e gesso
País de Gales

Picacismo: mãe descobre distúrbio raro em menina de 3 anos, que comeu móveis, vidro e gesso