METRÔ DO RECIFE

Fios do metrô rompem e pegam fogo no Recife; Linha Centro é interditada

Não há previsão para retomada da operação. Grande Recife ativou esquema especial de ônibus

Passageiros correram para não serem atingidosPassageiros correram para não serem atingidos - Foto: Reprodução

Cabos da rede elétrica do Metrô do Recife se romperam e pegaram fogo, na manhã desta terça-feira (20). O incidente interditou a Linha Centro e todas as 19 estações foram fechadas, de acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) - não há previsão para a retomada da operação.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que os fios pegam fogo. Na Estação Afogados, passageiros relatam explosões na rede. Até o momento, não há informações sobre feridos.

Nos vídeos, é possível ver passageiros assustados e correndo, alguns se abaixam. Alguns usuários do sistema precisaram andar sobre trilhos para deixar as composições. 

Em nota, a CBTU informou ainda que houve queda da fiação aérea em dois pontos e que uma inspeção teve início. Equipes de manutenção da estatal trabalham nos locais afetados. Segundo a companhia, as informações iniciais são de queda da rede aérea nas estações Joana Bezerra, Afogados e Ipiranga.

Na Estação Joana Bezerra, uma das principais do Metrô do Recife, funcionários informam com megafone que a Linha Centro (com destino a Jaboatão e Camaragibe) está fechada. “Sem previsão de volta”, disse o operador.

Confira a lista de estações fechadas:

Recife
Joana Bezerra
Afogados
Ipiranga
Mangueira
Santa Luzia
Werneck
Barro
Tejipió
Coqueiral
Alto do Céu
Curado
Rodoviária
Cosme e Damião
Camaragibe
Cavaleiro
Floriano
Engenho Velho
Jaboatão

As estações da Linha Sul operam normalmente. 

Ônibus
Devido à paralisação da Linha Centro do Metrô, o Grande Recife Consórcio de Transporte iniciou um plano de contingência com a ativação das linhas especiais:


"Equipes do Consórcio estão monitorando a operação para possíveis ajustes na circulação dos ônibus", acrescentou o consórcio.

Transtornos para os usuários
Quem precisou pegar a Linha Centro do Metrô do Recife nesta terça (20) teve que recorrer a outros métodos de transporte. Na Estação Joana Bezerra, uma das principais no sistema metroviário da Região Metropolitana, houve um princípio de tumulto no início da tarde. Enquanto passageiros reclamavam do mau funcionamento do serviço, operadores anunciavam, em megafones, que só a Linha Sul, com destino a Jaboatão, estava operando.

A interrupção nos serviços impactou diretamente o planejamento diário do universitário João Sátiro, 18, que ficou preocupado com a quantidade faltas na faculdade. "Se eu atrasar, o que vai acontecer, vou tomar falta. Não vou conseguir justificar essa ausência. Saio de casa 11h50 para chegar de 15h e ainda assim não vou chegar por causa desse problema", reclamou. 

A administradora Thainá Santos, 26, conta que foi preciso recorrer ao transporte por aplicativo para chegar a tempo ao trabalho. "É frustrante, lamentável. Mesmo pegando um Uber a gente tem prejuízo", disse.

Veja também

Hamas anuncia balanço de 38.848 mortos em Gaza desde o início da guerra
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Hamas anuncia balanço de 38.848 mortos em Gaza desde o início da guerra

Anabolizante em pelúcia e droga em tapioca: Receita apreende ilícitos enviados por correio no Recife
OPERAÇÃO

Anabolizante em pelúcia e droga em tapioca: Receita apreende ilícitos enviados por correio no Recife

Newsletter