Notícias

Foguete SpaceX é lançado com dois astronautas a bordo

É o primeiro voo tripulado americano desde o término do programa de ônibus espaciais, em 2011

Spacex Falcon 9 marca volta dos EUA em lançamentos espaciaisSpacex Falcon 9 marca volta dos EUA em lançamentos espaciais - Foto: Saul MARTINEZ / GETTY IMAGES NORTH AMERICA /

O foguete SpaceX Falcon 9 transportando dois astronautas veteranos da Nasa decolou neste sábado, em um primeiro voo particular tripulado ao espaço.

O foguete SpaceX, de duas partes, com os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley a bordo, decolou da Plataforma de Lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, para uma viagem de 19 horas até a Estação Espacial Internacional.   

Leia também:

Nasa e SpaceX enviam missão tripulada ao espaço

Nasa e SpaceX fazem hoje nova tentativa de lançamento espacial 

O primeiro voo tripulado americano desde o término do programa de ônibus espaciais, em 2011, havia sido programado para quarta-feira, mas foi adiado devido às condições climáticas, que também permaneceram incertas neste sábado até a decolagem, às 16h22 (horário de Brasília).

De acordo com o programado, a primeira etapa do foguete foi separada após dois minutos de voo, quando a sonda estava viajando a uma velocidade de cerca de 4.000 km/h, deixando a cápsula Crew Dragon na órbita adequada para alcançar seu destino, alimentada pelo segundo estágio do foguete.

O presidente dos EUA, Donald Trump, que participou do histórico lançamento, descreveu a decolagem como "incrível". "Verdadeira genialidade, ninguém faz isso como nós", estimou. 

Veja também

EUA de luto após massacre racista
MUNDO

EUA de luto após massacre racista

Coreia do Norte informa mais oito mortes em meio a surto de Covid-19
PANDEMIA

Coreia do Norte informa mais oito mortes em meio a surto de Covid-19