Folha e Marista renovam parceria

Série exclusiva com dicas para ajudar os feras no Enem 2017 será publicada nos veículos do Grupo EQM

Representantes do Grupo EQM e do Marista São Luis se encontraram ontem para afinar o planejamento e as ações conjuntasRepresentantes do Grupo EQM e do Marista São Luis se encontraram ontem para afinar o planejamento e as ações conjuntas - Foto: Alfeu Tavares

Em um ano marcado por várias mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Folha de Pernambuco e o Colégio Marista São Luís renovam sua parceria de sucesso e possibilitam mais uma série de publicações com conteúdo exclusivo nos veículos que integram o Grupo EQM - jornal, Rádio Folha 96,7 FM e portal FolhaPE - sob o selo Folha Educa.

Nesta segunda-feira (28), representantes das duas instituições se reuniram para afinar o planejamento dos temas a serem tratados em mais essa ação colaborativa. No encontro, o Colégio Marista São Luís esteve representado por Alex Gomes, vice-diretor administrativo; Lucielma Ribeiro, vice-diretora educacional; e Ana Cristina Santos, coordenadora pedagógica do ensino médio; Pela Folha, participaram Alano Vaz, diretor comercial, e equipe.

Leia também:
Folha educa: Segue firme parceria entre Rádio folha e Marista para o Enem


A preparação para o Enem, o principal certame educacional brasileiro, é o carro-chefe da parceria. Todo o conteúdo publicado visa esclarecer dúvidas e elencar dicas para que os candidatos fiquem ainda mais preparados. Serão publicados cerca de 50 textos, entre reportagens e matérias especiais.

O exame, realizado por milhões de estudantes de todo o País, conta com quatro provas objetivas nas áreas de ciências humanas, ciências da natureza, linguagens & códigos e matemática, todos com suas respectivas tecnologias, cada uma com 45 questões. A quinta prova é redação, um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema - política, social ou cultural - com no máximo 30 linhas.

Um dos aspectos a que os alunos devem ficar atentos e estar preparados são as novidades da edição 2017. O concurso, que a partir deste ano não vale mais como certificação do Ensino Médio, trará realização de provas em dois domingos consecutivos - sendo a redação no primeiro dia -, novas regras para isenção e ausência e vídeo-prova em libras, a língua brasileira de sinais.

Além disso, as provas terão o nome do candidato, que poderá solicitar tempo adicional já no ato da inscrição e imprimir sua própria declaração de comparecimento.

O vice-diretor administrativo do Colégio Marista São Luís, Alex Gomes, ressaltou a importância da parceria, reforçada pelo know-how adquirido na edição 2016-2017.

“É uma experiência que deu certo”, avaliou. “Por que não continuar apostando em um projeto que deu muito certo? Agora, entra toda a experiência que tivemos para que a gente possa fazer de fato um excelente trabalho também neste ano com a Folha.”

Para Ana Cristina Santos, o reforço do conteúdo veiculado se torna mais uma ferramenta de grande utilidade para os alunos, que participam ativamente de sua elaboração. “Temos um espaço para divulgar tudo aquilo que o colégio faz para contribuir com os estudantes nessa caminhada, nesse momento de preparação deles para o Enem”, explicou a coordenadora pedagógica.

“Educação é um tema fundamental no dia a dia de cada um de nós, que fazemos um grupo de comunicação”, salientou o diretor comercial da Folha de Pernambuco, Alano Vaz.

Veja também

Nova Zelândia: fronteiras ficarão fechadas durante grande parte do ano
MEDIDA

Nova Zelândia: fronteiras ficarão fechadas durante grande parte do ano

Saiba como agendar vacinação contra Covid para idosos a partir de 85 anos no Recife
Vacinação

Saiba como agendar vacinação contra Covid para idosos a partir de 85 anos no Recife