Folha e Marista renovam parceria
Série exclusiva com dicas para ajudar os feras no Enem 2017 será publicada nos veículos do Grupo EQM
Em um ano marcado por várias mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Folha de Pernambuco e o Colégio Marista São Luís renovam sua parceria de sucesso e possibilitam mais uma série de publicações com conteúdo exclusivo nos veículos que integram o Grupo EQM - jornal, Rádio Folha 96,7 FM e portal FolhaPE - sob o selo Folha Educa.
Nesta segunda-feira (28), representantes das duas instituições se reuniram para afinar o planejamento dos temas a serem tratados em mais essa ação colaborativa. No encontro, o Colégio Marista São Luís esteve representado por Alex Gomes, vice-diretor administrativo; Lucielma Ribeiro, vice-diretora educacional; e Ana Cristina Santos, coordenadora pedagógica do ensino médio; Pela Folha, participaram Alano Vaz, diretor comercial, e equipe.
Leia também:
Folha educa: Segue firme parceria entre Rádio folha e Marista para o Enem
A preparação para o Enem, o principal certame educacional brasileiro, é o carro-chefe da parceria. Todo o conteúdo publicado visa esclarecer dúvidas e elencar dicas para que os candidatos fiquem ainda mais preparados. Serão publicados cerca de 50 textos, entre reportagens e matérias especiais.
O exame, realizado por milhões de estudantes de todo o País, conta com quatro provas objetivas nas áreas de ciências humanas, ciências da natureza, linguagens & códigos e matemática, todos com suas respectivas tecnologias, cada uma com 45 questões. A quinta prova é redação, um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema - política, social ou cultural - com no máximo 30 linhas.
Um dos aspectos a que os alunos devem ficar atentos e estar preparados são as novidades da edição 2017. O concurso, que a partir deste ano não vale mais como certificação do Ensino Médio, trará realização de provas em dois domingos consecutivos - sendo a redação no primeiro dia -, novas regras para isenção e ausência e vídeo-prova em libras, a língua brasileira de sinais.
Além disso, as provas terão o nome do candidato, que poderá solicitar tempo adicional já no ato da inscrição e imprimir sua própria declaração de comparecimento.
O vice-diretor administrativo do Colégio Marista São Luís, Alex Gomes, ressaltou a importância da parceria, reforçada pelo know-how adquirido na edição 2016-2017.
“É uma experiência que deu certo”, avaliou. “Por que não continuar apostando em um projeto que deu muito certo? Agora, entra toda a experiência que tivemos para que a gente possa fazer de fato um excelente trabalho também neste ano com a Folha.”
Para Ana Cristina Santos, o reforço do conteúdo veiculado se torna mais uma ferramenta de grande utilidade para os alunos, que participam ativamente de sua elaboração. “Temos um espaço para divulgar tudo aquilo que o colégio faz para contribuir com os estudantes nessa caminhada, nesse momento de preparação deles para o Enem”, explicou a coordenadora pedagógica.
“Educação é um tema fundamental no dia a dia de cada um de nós, que fazemos um grupo de comunicação”, salientou o diretor comercial da Folha de Pernambuco, Alano Vaz.
Veja também

MEDIDA
Nova Zelândia: fronteiras ficarão fechadas durante grande parte do ano
