Folia em outro tom: opções para fugir dos hits carnavalescos

Como festa democrática que é, o Carnaval também abriga um repertório para quem busca sons alternativos

Dupla Anavitória convidou o cantor Saulo para uma das faixas do seu EP de CarnavalDupla Anavitória convidou o cantor Saulo para uma das faixas do seu EP de Carnaval - Foto: Divulgação

Todo Carnaval é a mesma coisa. Antes mesmo de o período momesco iniciar de maneira oficial, já começam a despontar os famosos candidatos a grande hit da festa. São aquelas músicas com refrãos contagiantes que tomam conta dos blocos e não saem da cabeça. Quando não é isso, a trilha sonora parte para o bom e velho "Vassourinhas" ou qualquer outro clássico do frevo e das marchinhas.

Leia mais:
Seis músicas que prometem agitar o Carnaval 2018
Salva óculos garante que acessório volte para casa depois do Carnaval
[Vídeo] Maquiagem de Carnaval: aposte nas sardas
MC Loma e Gêmeas Lacração assinam contrato com gravadora de SP


Para quem quer fugir da obviedade, no entanto, não faltam opções fora do considerado padrão de repertório carnavalesco. Nesta época do ano, diferentes artistas - além dos habituais comandantes da folia - aproveitam para lançar músicas inspiradas na alegria dos foliões.

O pernambucano Alexandre Baros achou o momento oportuno para divulgar o clipe da música "Dança da La Ursa", gravado de forma independente. Com batida pesada, a canção usa como referência uma das mais tradicionais brincadeiras do Carnaval de Pernambuco.



"A ideia foi pegar o som que temos na nossa memória afetiva, sempre tocado nas La Ursas da cidade, e dar uma cara mais contemporânea a ele", explica. Baterista da banda Tagore, o músico dá o pontapé inicial em seu projeto como cantor. "Tenho outras composições guardadas. A ideia é ir colocando nas redes sociais ao longo do ano", adianta.

Outros artistas locais estão com faixas inéditas com o mesmo perfil. Sem muito alarde, no mês de janeiro, o cantor e compositor Zé Cafofinho colocou nas plataformas virtuais a marchinha "Maldito", parceria como instrumentista Mazinho Lima. Já a banda Eddie lançou "Girando mundo", antecipando o álbum "Mundo engano", previsto para chegar ao público no dia 26 de fevereiro.



Trazendo elementos do frevo e homenageando a espontaneidade do Carnaval de rua, a canção foi composta pelo vocalista Fábio Trummer e produzida por Pupillo Oliveira, baterista da Nação Zumbi. O grupo fundado por Chico Science, aliás, se juntou ao BaianaSystem para apresentar "Alfazema". O single remete ao aroma da lavanda popularizado nas festas de rua, especialmente no desfile do Afoxé Filhos de Gandhy, em Salvador.



O também baiano Lucas Santtana - que já compôs letras gravadas por Daniela Mercury - incorpora o ritmo do axé em "Amor de Carnaval", abordando as paixões que nascem nesta época. Mais uma representante da musicalidade baiana, a cantora Illy entra na folia com a marchinha "Fama de fácil", composta por Luciano Salvador Bahia e produzida por Moreno Veloso, filho mais velho de Caetano Veloso. A música ressalta o empoderamento feminino ao retratar uma mulher que se sente livre para se entregar facilmente aos seus desejos.



Não satisfeita em gravar apenas uma música, a dupla Anavitória produziu um EP inteiro com repertório carnavalesco. "Anavitória canta para foliões de bloco, foliões de avenida e não foliões também" chega às plataformas digitais com quatro canções. Três delas são releituras de sucessos dos carnavais baianos: "Vem meu amor", "Me abraça" e "Baianidade Nagô". Já "Clareiamô" é uma canção autoral, escrita com colaboração de Saulo Fernandes, que também empresta sua voz à gravação.



E até os gringos decidiram cair na folia. Uma semana antes do Carnaval, o casal canadense Win Butler e Regine Chassagne, da banda Arcade Fire, divulgou a música "Ann Ale! (Let’s Go!)", junto com a Preservation Hall Jazz Band e a banda haitiana RAM. A canção foi criado para o Krewe du Kanaval, festival que festeja a cultura carnavalesca haitiana em Nova Orleans, nos Estados Unidos.

Veja também

A 8 dias da eleição, Senado dos EUA confirma juíza ultraconservadora para a Suprema Corte
internacional

A 8 dias da eleição, Senado dos EUA confirma juíza ultraconservadora para a Suprema Corte

Brasil atinge 5,4 milhões de casos da Covid-19
boletim

Brasil atinge 5,4 milhões de casos da Covid-19