Notícias

'Fomos eleitos com a perspectiva de mudança', diz novo reitor da UFPE

Alfredo Gomes aguarda decisão do MEC sobre a data de sua posse para o mandato de quatro anos

Alfredo GomesAlfredo Gomes - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro nessa quinta-feira (10), o novo reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, afirmou em entrevista à Folha de Pernambuco que recebeu a notícia com alegria. "Há uma expectativa positiva porque fomos eleitos com a perspectiva de mudança. Nosso movimento veio na proposição de mudar a universidade", disse o novo reitor.

Natural de Ouricuri, no Sertão do Estado, Alfredo, de 55 anos, é graduado em Psicologia e pós-graduado em Sociologia pela universidade. Ele ainda possui PhD em Educação pela Universidade de Bristol, no Reino Unido, e pós-doutorado em Políticas de Educação Superior pela mesma instituição.

Leia também:
Alfredo Gomes é nomeado por Bolsonaro novo reitor da UFPE
Professor Alfredo Gomes vence eleição para reitor da UFPE

Em sua carreira acadêmica, Alfredo foi chefe de departamento, coordenador de programa de pós-graduação e diretor de centro acadêmico. O novo reitor, que assume para um mandato de quatro anos, venceu a eleição em junho com 7.929 votos. Ele teve a maioria dos votos nas três categorias - professores, técnicos administrativos e alunos.

A nomeação publicada no Diário Oficial da União respeita a lista tríplice encaminhada pela universidade ao Ministério da Educação. O texto aponta que o reitor atual, Anísio Brasileiro, deixará o cargo neste sábado (12). A transmissão de cargo será feita em Brasília, em data a ser confirmada pela pasta.

Confira a entrevista com Alfredo Gomes:

Nomeação
"Recebemos com muita alegria. Estávamos com uma expectativa muito positiva e confiantes, porque não havia nenhum motivo para não ser nomeado pelo presidente. Fizemos uma campanha muito propositiva, defendemos a união da universidade, o diálogo. Esperávamos, portanto, que o presidente fizesse a indicação." 

Recepção da comunidade
"A universidade está muito feliz com a indicação. As pessoas estão congratulando e há uma expectativa positiva porque fomos eleitos com a perspectiva de mudança para a universidade. Nosso movimento veio na proposição de mudar a universidade. A vasta maioria da comunidade está torcendo para que façamos uma gestão de qualidade. "

Mudanças na UFPE
"Em primeiro lugar, a nossa plataforma inclui recuperar a capacidade da universidade no seu protagonismo e na sua relação com a sociedade. Vamos articular com a sociedade, o sistema produtivo, os movimentos sociais, os municípios e o governo estadual para que a universidade possa cumprir um papel mais efetivo no processo de transformação econômica, cultural e social do Estado, da região e do País. Vamos ainda melhorar as condições para os nossos estudantes. 50% dos nossos estudantes são oriundos do sistema de cotas e precisamos trabalhar arduamente para ampliar as condições de permanência na universidade, através de restaurante universitário e bolsa, por exemplo. Uma outra prioridade é no investimento na infraestrutura da universidade. Precisamos fazer investimentos para melhorar as condições de trabalho e de estudo de todos." 

Cortes na educação
"Primeiro queremos trabalhar para recuperar a capacidade de investimento da universidade. Para que não haja contingenciamento, precisamos articular também nacionalmente. Pretendemos conversar com as demais universidades e com o Ministério da Educação para apresentar uma pauta efetiva das nossas demandas. Isso é fundamental. Por outro lado, também precisamos fazer articulações com as agências de fomento e com o sistema produtivo para melhorar os recursos e colocar a universidade em pleno funcionamento."

Interiorização
"A universidade é um todo e obviamente a articulação com essas unidades [do Interior] é fundamental. Existe um leque de oportunidades e efetivamente trabalhar junto a Caruaru e a Vitória para que possamos aproximar esse processo. Vamos realizar o que chamamos de fórum de planejamento estratégico para cada uma dessas unidades para entender quais são suas demandas prioritárias. "

Veja também

Exército israelense mata dois integrantes do Hezbollah no Líbano
GUERRA

Exército israelense mata dois integrantes do Hezbollah no Líbano

China emite alerta máximo para chuvas após grandes inundações no sul
CHUVA

China emite alerta máximo para chuvas após grandes inundações no sul

Newsletter