Operação

Foragido da Justiça Espanhola por fraude é preso pela PF em Pernambuco

Procurado desde outubro de 2021 pela Interpol, o espanhol de 42 anos foi capturado em Nossa Senhora do Ó

Cotel, em Abreu e LimaCotel, em Abreu e Lima - Foto: Jedson Nobre/Arquivo Folha

Um espanhol de 42 anos foi preso pela Polícia Federal na tarde desta quinta-feira (10), em Nossa Senhora do Ó, Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. O indivíduo figurava na difusão vermelha da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) por praticar crimes de fraude, previsto no Código Penal Espanhol, equivalente ao crime de estelionato do Código Penal Brasileiro.  

Segundo as autoridades espanholas, o homem, natural da cidade de Córdoba, teria intermediado uma suposta compra de imóvel em 2019, passando-se por agente imobiliário, recebendo a quantia de 1.315 Euros (R$ 7.500,00) pela reserva do apartamento e em seguida desaparecendo com o dinheiro. 

Em setembro de 2021, a justiça espanhola decretou prisão preventiva do indivíduo e no mês seguinte, solicitou a inclusão do nome do suspeito na difusão vermelha da Interpol, organização internacional para cooperação policial, localização e prisão de criminosos procurados para fins de extradição. 

A localização e prisão do assaltante foi realizada através de diligências realizadas por policiais federais lotados no Núcleo de Cooperação Policial Internacional (Interpol/PE). O preso já foi encaminhado para o Sistema Prisional (Cotel) e ficará à disposição do Supremo Tribunal Federal, até que seja autorizada sua extradição.

No Brasil, a Interpol é representada pela Polícia Federal por meio de sua Coordenação Geral de Cooperação Internacional, em Brasília, e representações regionais da Interpol nas superintendências regionais nos estados e Distrito Federal.
 

Veja também

Petroleiros venezuelanos exigem inclusão em leilão de subsidiária da PDVSA nos EUA
Mundo

Petroleiros venezuelanos exigem inclusão em leilão de subsidiária da PDVSA nos EUA

China anuncia meta de crescimento econômico de 5% para 2024, segundo informe de trabalho
Economia

China anuncia meta de crescimento econômico de 5% para 2024, segundo informe de trabalho