Formandos de medicina da Unicap colam grau por videoconferência

A celebração foi adiantada depois que o MEC autorizou a antecipação da formatura de profissionais da área de Saúde como forma de disponibilizar mais médicos no combate à pandemia do novo coronavírus

O juramento foi realizado na ocasião pela formanda com maior láurea, Leda Maria de Albuquerque Gondin, que obteve média 9,30O juramento foi realizado na ocasião pela formanda com maior láurea, Leda Maria de Albuquerque Gondin, que obteve média 9,30 - Foto: Reprodução/Internet

Formandos da primeira turma do curso de Medicina da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) colaram grau por videoconferência na manhã desta sexta-feira (22). É a primeira vez que a Unicap realiza uma colação de grau online.

Inicialmente programada para julho deste ano, a celebração foi adiantada depois que o Ministério da Educação autorizou a antecipação da formatura de profissionais da área de Saúde como forma de disponibilizar mais médicos, enfermeiros e fisioterapeutas no combate à pandemia do novo coronavírus.

A solenidade aconteceu de forma remota com cada um dos 44 formandos (sete médicos e 37 médicas). Também participaram de forma online o reitor da instituição, Padre Pedro Rubens; a vice-governadora do Estado, Luciana Santos; além de outros gestores acadêmicos e convidados.

Leia também:
MEC autoriza aulas que utilizem tecnologias de informação
Covid-19: MEC publica portaria que autoriza formatura antecipada dos estudantes de saúde
Governo vai antecipar formatura de estudantes de medicina, diz ministro


Mesmo à distância, o evento, que durou um pouco mais de uma hora, também teve música com a participação do grupo MPB Unicap e do cantor Geraldinho Lins, e foi transmitido nas redes sociais da Universidade para que parentes e amigos pudessem acompanhar. 

“Momento único inaugurando um tempo novo. Nunca foi tão importante formar novos médicos. Nesta guerra contra o coronavírus, estes profissionais são verdadeiros guerreiros”, afirmou o reitor da Unicap Padre Pedro Rubens.

Segundo a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, a antecipação da formação dos concluintes é um passo importante neste momento de pandemia. “São tempos difíceis em que tentam negar o valor do conhecimento, mas essa colação carrega nossas esperanças de que venceremos essa batalha contra o coronavírus”, disse Luciana, que foi testada positiva para o Covid-19, mas está assintomática e continua realizando suas atribuições em casa.

Vídeos com depoimentos também foram exibidos e um minuto de silêncio foi feito em homenagem aos mortos pelo novo coronavírus. A aula da saudade e o juramento também foi realizado na ocasião, este último, pela formanda com maior láurea, Leda Maria de Albuquerque Gondin, que obteve média 9,30. Ao final da colação, os concluintes se emocionaram com o discurso da oradora da turma e festejaram a conquista. 

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

Veja também

Pai de Henry Borel vê 'estratégia' sobre relatos de supostas agressões sofridas por Monique
Caso Henry Borel

Pai de Henry Borel vê 'estratégia' sobre relatos de supostas agressões sofridas por Monique

Butantan pede à Anvisa autorização para início dos testes com a Butanvac, diz governo de São Paulo
Vacina

Butantan pede à Anvisa autorização para início dos testes com a Butanvac, diz governo de São Paulo