Sex, 06 de Fevereiro

Logo Folha de Pernambuco
SISMO

Forte terremoto deixa mais de 40 mortos na Indonésia

O terremoto deixou centenas de feridos e causou pânico nos moradores do oeste da Célebes, que já havia sofrido uma catástrofe ainda maior em 2018

A atividade sísmica causou o desabamento de vários edifíciosA atividade sísmica causou o desabamento de vários edifícios - Foto: Firdaus/AFP

Pelo menos 40 pessoas morreram no terremoto de magnitude 6,2 que atingiu a ilha Célebes, na Indonésia, nesta sexta-feira (15), e que causou o desabamento de vários edifícios, incluindo um hospital - informou a agência de gestão de catástrofes.

De acordo com o chefe da agência local de gestão de catástrofes, Ali Rahman, apenas n capital provincial, Mamuju, há 26 mortos.

"Este número pode aumentar, embora esperemos que não (...) Muitos dos mortos estão sob os escombros", acrescentou. Já a agência nacional para a gestão de catástrofes informou que pelo menos oito pessoas perderam a vida em uma zona ao sul de Mamuju, uma cidade que conta com 110 mil habitantes.

Vários edifícios, incluindo hotéis e a sede do governador, sofreram danos significativos na cidade de Mamuju, que tem cerca de 110 mil habitantes. Pelo menos dez pessoas ficaram presas nos escombros de um hospital destruído, informou o responsável pelo serviço local de socorros à agência de notícias AFP.
 
"O hospital está destruído. Desabou. Há pacientes e pessoas do hospital presos", disse.
 
O terremoto foi sentido fortemente por cerca de sete segundos, mas não disparou um alerta de tsunami – de acordo com o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos, o epicentro estava a 18 km de profundidade e ocorreu às 2h18 (horário local) de sexta (15).

Vídeos nas redes sociais mostraram moradores fugindo para um terreno mais alto em motocicletas e uma criança presa sob os escombros enquanto pessoas tentavam remover os destroços com as próprias mãos.


A agência de desastres da Indonésia disse que uma série de terremotos nas últimas 24 horas causou pelo menos três deslizamentos de terra. Mais cedo nesta quinta, outro terremoto de magnitude 5,8 já havia atingido a região, sem causar danos significativos.

A Indonésia fica na região conhecida como Círculo de Fogo do Pacífico, com intensa atividade sísmica devido ao encontro entre placas tectônicas, que é regularmente atingida por terremotos.

Em 2018, um terremoto devastador de magnitude 6,2, seguido por um tsunami, atingiu a cidade de Palu, em Sulawesi, matando milhares de pessoas.

Veja também

Newsletter