Temporal

Fortes chuvas causam mais um dia de alagamentos e transtornos na RMR; veja onde mais choveu

Temporal passou da marca de 150 milímetros em alguns pontos da região

Alagamento no Curado e na Imbiribeira, no RecifeAlagamento no Curado e na Imbiribeira, no Recife - Foto: reprodução/vídeo/WhatsApp

As fortes chuvas que caem na Região Metropolitana do Recife (RMR) desde essa quinta-feira (13) seguem causando transtornos e diversos pontos de alagamento nesta sexta-feira (14). 

A queda de uma barreira causou a morte de um adolescente de 16 anos no bairro de Sucupira, em Jaboatão dos Guararapes. Os bombeiros seguem procurando a irmã de 11 anos e os pais deles, soterrados após o deslizamento.

O alerta de chuvas fortes emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) segue em vigor. A previsão é de permanência da precipitação, com intensidade de moderada a forte, ao longo do dia.

Nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) registrou alagamentos nas avenidas Dr. José Rufino, Sul, Recife, Dois Rios, na Estada dos Remédios, na rua Dom Bosco, nos cruzamentos da avenida Conde da Boa Vista com a Carlos de Lima Cavalcante e da Agamenon Magalhães com a rua Dr. Bandeira Filho, além da avenida Agamenon Magalhães, nas proximidades do Big Bompreço, onde o canal transbordou.

Mais duas ocorrências de quedas de árvores também foram notificadas pela CTTU no início desta sexta-feira: na rua Visconde de Jequitinhonha, em Boa Viagem; e na rua Neto Campelo, no bairro da Torre.

Em Olinda, de acordo com o balanço preliminar mais recente emitido pela Defesa Civil da cidade, houve 48 solicitações para colocação de lonas e 11 para deslizamento de barreiras - não houve vítimas.

A cidade ainda registrou cinco chamados para quedas de árvores e 50 para ocorrências de alagamento, além de 15 resgates de pessoas ilhadas.

Já em Paulista, a Defesa Civil realizou 15 vistorais de barreiras e atendeu a três desabamentos.

A Coordenadoria da Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) informou que deve emitir um novo balanço das chuvas no Estado ainda na manhã desta sexta-feira. A orientação do órgão, com os diversos pontos de alagamento na RMR, é que a população evite sair de casa.

Onde mais choveu
Várias cidades da RMR ultrapassaram os 150 milímetros de chuvas nas 24 horas contadas até as 8h desta sexta-feira. O ponto onde mais choveu foi no bairro de Maria Farinha, em Paulista, com 229,62 mm. No Janga, também em Paulista, o índice foi de 198,22 mm.

A cidade de Tamandaré, no Litoral Sul do Estado, também registrou um alto número de chuvas, com 196,21 mm. No Recife, o maior índice foi no bairro do Ibura, na Zona Sul: 192,62 mm.

Veja os números da Apac atualizados às 8h desta sexta-feira:

Maria Farinha (Paulista) - 229,62 mm
Janga (Paulista) - 198,22 mm
Tamandaré - 196,21 mm
Igarassu - 195,80 mm
Ibura (Recife) - 192,62 mm
Imbiribeira (Recife) - 190,78 mm
Piedade (Jaboatão dos Guararapes) - 190,20 mm
Muribeca (Jaboatão dos Guararapes) - 188,56 mm
Timbó (Abreu e Lima) - 184,56 mm
Sirinhaém - 183,37 mm
Alto Bela Vista, Ibura (Recife) - 182,32 mm
Areias (Recife) - 181,40 mm
Tabajara (Olinda) - 175,30 mm

Veja também

Manifestações pró-palestinos aumentam a tensão em universidades americanas
Conflito

Manifestações pró-palestinos aumentam a tensão em universidades americanas

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso
Crime

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso

Newsletter