[Fotos] Campanha da Fraternidade pede superação da violência

Missa das Cinzas é celebrada na Fazenda Esperança

Dom Fernando SaburidoDom Fernando Saburido - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

A Campanha da Fraternidade 2018 foi aberta esta quarta-feira (14), data em que a Igreja Católica começa a Quaresma. Em Pernambuco, a Missa de Cinzas é realizada, nesta
tarde, na Fazenda da Esperança Padro Antônio Henrique, no distrito de Muribequinha, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

O tema deste ano fala sobre “Fraternidade e Superação da Violência" e, como lema, “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). “Já estamos cansados de escutar e assistir tanta barbárie. Queremos promover a cultura de paz", disse dom Fernado.Apesar do tempo nublado e de difícil acesso do local, a missa é celebrada na presença de muitos fiéis - vários ônibus foram fretados.

Leia também:
Ao lançar Campanha da Fraternidade 2018, CNBB diz que corrupção é violência
Papa celebra a Quarta-Feira de Cinzas em igreja de Roma

A Igreja Católica e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pretendem chamar a atenção para o fato de que, por trás de cada vítima de violência, há um
rosto, uma narrativa de vida, uma pessoa com potencial para viver, estudar, trabalhar, amar e que teve os seus direitos arrancados pela criminalidade. Ao optar por esse tema – Superação da Violência -, a CNBB propõe que toda a sociedade lance um olhar sobre a realidade, adotando uma atitude de transformação.

A Missa e a Quarta-feira de Cinzas têm um significado especial para os católicos, assinalando o período inicial da Quaresma, tempo de 40 dias de preparação para Páscoa do Senhor. Durante esse tempo, a Igreja Católica convida os fiéis a intensificarem as orações, as penitências, o jejum, a meditação da palavra de Deus, e a prática da caridade.

Fazenda da Esperança
A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica com mais de 30 anos de experiência na recuperação de dependentes químicos. Atualmente, a comunidade se encontra instalada em 15 países. Em Pernambuco, já funcionam uma unidade em Caruaru e duas em Garanhuns, e a quarta será construída em Muribequinha, que será a 130ª unidade no mundo.

A unidade de Jaboatão será inaugurada oficialmente em 1º de março, mas receberá no dia 24 de fevereiro os primeiros 18 jovens. O projeto da Fazenda da Esperança de Jaboatão prevê três casas com capacidade para 14 pessoas cada, além de um refeitório, salão de atividades manuais, quadra esportiva e uma capela. O terreno doado pelo município de Jaboatão tem uma área de 30 hectares, sendo 1,5 mil metros de área construída.

"Era usuário de crack e vi minha vida ser destruída pelas drogas, mas há cinco anos conheci o trabalho da Fazenda Esperança e estou libertado. Hoje eu sou luz graças a Deus", disse o aposentado Joeci Santa, de 54 anos, que integrou uma das unidades existentes da Fazenda Esperança.

A organização da fazenda faz um apelo às empresas e ao Estado por doações para que o projeto consiga ser concluído. A unidade da Muribequinha tem orçado R$ 4 milhões. Já foram gastos até agora R$ 2 milhões, mas ainda há casas sem telhado, faltando acabamento. O prazo de conclusão seria até o fim de abril.

Veja também

Principal suspeita é de suicídio, aponta PF sobre morte de Elias Maluco
notícias

Principal suspeita é de suicídio, aponta PF sobre morte de Elias Maluco

Justiça concede relaxamento de prisão de envolvidos em tiroteio em Boa Viagem
Notícias

Justiça concede relaxamento de prisão de envolvidos em tiroteio em Boa Viagem