RIO DE JANEIRO

Fotos e imagens de satélite registram o antes e o depois das chuvas e a recuperação de Petrópolis

Registros de centros de estudo mostram, do alto, como desastre mudou a paisagem

Imagem de satélite depois do temporal em PetrópolisImagem de satélite depois do temporal em Petrópolis - Foto: reprodução/Inmet

Uma semana depois da forte chuva que devastou regiões de Petrópolis, a cidade aos poucos começa a tirar as marcas da destruição. Equipes participam da limpeza para tirar lama, entulho, vegetação e objetos pessoais perdidos. Na noite de segunda-feira, duas imagens comparavam a mudança em um dos pontos turísticos do município na Região Serrana, a Rua Teresa, o principal polo têxtil do estado. Na primeira foto, uma via suja. Na segunda, uma rua limpa, como há poucos dias - imagens abaixo.

Rua de Petrópolis

A publicação no Twitter, feita pelo presidente da Comlurb, Flávio Lopes, viralizou. A companhia carioca está na cidade petropolitana para participar de ações de limpeza. Em dois dias de serviço, as equipes removeram 649,2 toneladas de resíduos. Destes, 620 toneladas de lama e terra, e 29,2 toneladas de galhadas e pedaços de troncos.

As ações estão concentradas em em dois pontos: na Rua Teresa e na Avenida Barão do Rio Branco, neste ponto é feito apenas o recolhimento de vegetação. Segundo a Comlurb, a equipe conta com 310 garis e cerca de 50 equipamentos, como caminhões basculantes, pás mecânicas, pipas d'água para lavagem das vias com água de reuso e conjuntos de poda para remoção de árvores e grandes galhos.

Em um vídeo divulgado nesta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é possível ver os danos em algumas das partes mais afetadas de Petrópolis. Imagens de satélite antes e depois da forte chuva mostra como a paisagem mudou. São desde rastros de lamas e vegetação encoberta a imóveis e vias que sumiram.

As imagens, segundo o Inmet, foram obtidas pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), por meio do acionamento do The International Charter Space and Major Disasters, uma cooperação internacional que disponibiliza esse tipo de material em situações de grandes desastres. A comparação é feita com registros do Google Maps, também captados por satélite.

 

 

 

As regiões são o Morro da Oficina, dois pontos da Rua Teresa e a Rua Manoel Vieira Barão.

Em terra, os rastros de destruição também puderam ser vistos com veículos virados, muita lama, muito lixo e entulho em pontos que são cartão postal de Petrópolis e importantes vias de acesso e trânsito.

Até o fim da manhã desta terça-feira, a Polícia Civil contabilizou 183 mortos e pelo menos 85 desaparecidos.

Áreas com importância econômica também foram muito afetadas, o que já acumula prejuízo para o município serrano. Petrópolis perdeu cerca de 2% do PIB em consequência das chuvas que devastaram a cidade, na semana passada. Segundo pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o prejuízo é de R$ 665 milhões, considerando apenas o dano direto a empresas. De acordo com o levantamento, o temporal impactou 65% das empresas do município.

 

Veja também

Governo de Javier Milei revisará indenizações às vítimas da ditadura na Argentina
AMÉRICA LATINA

Governo de Javier Milei revisará indenizações às vítimas da ditadura na Argentina

Lula assina declaração com EUA, Argentina e mais 14 países pedindo libertação de reféns do Hamas
POSICIONAMENTO

Lula assina declaração com EUA, Argentina e mais 14 países pedindo libertação de reféns do Hamas

Newsletter