[Fotos] Frevo é o mestre na abertura do Carnaval do Recife

Ritmo completa 111 anos nesta sexta (9) e quem ganha o presente é o folião. Arrastão, espetáculo e homenageados se rendem a tradição

Jota Michiles recebe convidados no Marco ZeroJota Michiles recebe convidados no Marco Zero - Foto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco

Um festival de luz, cor, música e dança embalou os foliões que lotaram o Marco Zero do Recife na celebração da abertura oficial do Carnaval do Recife, nesta sexta-feira (9). Após o cortejo do frevo, que contou com mais de 100 instrumentistas pela avenida Rio Branco, o espetáculo seguiu no palco central da folia recifense.

O espaço abrigou o show “Frevo do Mundo” por volta das 19h30, sob a batuta do Quinteto Violado e a Orquestra do Maestro Duda, que trouxeram vários convidados - Maestro Forró, André Rio, Beto Hortis, Almir Rouche, Antonio Nóbrega, Banda Som da Terra, Ed Carlos e Gustavo Travassos. Os dois homenageados do Carnaval do Recife, J. Michiles e Nena Queiroga, também interpretaram canções no aniversário do frevo.

Leia também:
Homenageada Nena Queiroga faz arrebatador show inclusivo
[Fotos] Frevo marca a abertura do Carnaval do Recife
Agora é oficial: já é Carnaval no Recife


Novidade no Carnaval recifense, o espetáculo “Frevo do Mundo” contou a trajetória do tradicional ritmo pernambucano, que completou 111 anos nesta sexta, e das contribuições que fizeram dele um ícone da cultura até a contemporaneidade. Além da música, destaque especial ao balé que encantou a multidão. Com coreografia de Paula Azevedo, o grupo de capoeira São Salomão, grupo de dança do Stúdio Viégas, bailarinos de Ferrerinha e muitos passistas deixaram vidrados os olhos de quem acompanhava o show. Imagens antigas da folia em décadas passadas resgataram a memória e também ajudaram a contar a história do ritmo centenário.

Na segunda parte das atrações no palco, J. Michilles e Nena Queiroga são as majestades. Os homenageados fizeram ferver o Marco Zero com várias participações especiais. Fafá de Belém, Elba Ramalho, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Fulô de Mandacaru, Lenine e Luiza Possi estão entre os artistas convidados.

Oficial
“O galo está lindo e o Carnaval está lindo. É uma grande festa no Recife”, disse o prefeito do Recife, Geraldo Julio, sobre a abertura da festa. Ele compareceu com toda a família ao Marco Zero.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e a esposa Ana Luiza Câmara também marcaram presença na festa. “Hoje o Recife abre o seu Carnaval, e a expectativa é superpositiva. Nossa rede hoteleira está totalmente lotada, os turistas chegaram; teremos mais uma bonita festa. O nosso povo é que faz o Carnaval e estou muito confiante de que tudo foi preparado, entregue, está tudo pronto”, afirmou.

Veja também

Pernambuco registra 807 novos casos e 12 mortes nas últimas 24 horas
Coronavírus

Pernambuco registra 807 novos casos e 12 mortes nas últimas 24 horas

Macapá proíbe aglomerações após aumento de casos da Covid-19
coronavírus

Macapá proíbe aglomerações após aumento de casos da Covid-19