[Fotos] Montagem do Galo Gigante avança pela madrugada

Escultura ficará pronta esta sexta na ponte Duarte Coelho

Montagem do Galo por volta das 16hMontagem do Galo por volta das 16h - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

O Galo Gigante começa seu reinado saudando o Carnaval, na ponte Duarte Coelho, no Centro do Recife, a partir desta sexta-feira (9). A equipe se empenha na montagem, que deve seguir madrugada adentro para colocar em pé a estátua de 3,5 toneladas e 25 metros. O prefeito do Recife, Geraldo Julio, no cortejo dos maracatus realizado na noite destas quinta, afirmou que, "mais uma vez, o Galo irá embelezar a cidade".

Com uma sombrinha de frevo na asa direita e roupagem predominantemente nas cores preta, vermelha e amarela, a escultura é assinada pelo cenógrafo veterano Walther Holmes e pelo também cenógrafo e iluminador Edson Lima que traz como novidade neste ano uma iluminação especial para o gigante. Na roupagem, foram utilizadas 700 penas criadas exclusivamente por Holmes. Já os pés e a cabeça foram esculpidos manualmente pelo artesão Mestre Tonho.

Para receber os foliões no sábado de Zé Pereira, no dia do desfile da agremiação Clube de Máscaras o Galo da Madrugada, haverá reforço de 30 linhas de ônibus. Outras 179 linhas terão itinerários alterados, e sete especiais entrarão em operação para levar os foliões de vários pontos de Recife e Olinda para o bloco. Também haverá reforço na segurança, que contará com 5.047 policiais e bombeiros - um aumento de 18% em relação ao ano passado.

Veja também

Arce assumirá as rédeas de uma Bolívia polarizada e em crise econômica
América Latina

Arce assumirá as rédeas de uma Bolívia polarizada e em crise econômica

Rússia espera registro da Sputnik V no Brasil em dezembro e produção em janeiro
Covid-19

Rússia espera registro da Sputnik V no Brasil em dezembro e produção em janeiro