[Fotos] Munguzá de Zuza Miranda e Thaís agita a quarta de cinzas

São distribuídos 2 mil litros de munguzá para dar energia aos foliões dispostos a brincar na quarta-feira ingrata

Munguzá de Zuza Miranda e Thaís na quarta-feira de cinzasMunguzá de Zuza Miranda e Thaís na quarta-feira de cinzas - Foto: Arthur Mota / Folha de Pernambuco

O munguzá de Zuza Miranda e Thaís começou a animar os foliões por volta das 6h da manhã. São seis panelões com 2 mil litros de mungunzá distribuídos em cinco mil copinhos. O bloco acontece há 23 anos e, segundo Zuza, o mungunzá é para dar resistência ao folião que ainda quer brincar do bacalhau do batata e outras agremiações que animam os foliões também nesta quarta-feira (14). “Em Olinda, quarta-feira de cinzas ainda é oficialmente Carnaval. Então essa é a nossa contribuição para a cultura popular de Olinda”, ressalta Zuza Miranda. 

Leia também:
Bacalhau do Batata, receita de sucesso ainda mais colorida
Faltam 381 dias para o Carnaval 2019

Depois da distribuição do munguzá acontece a tradicional corrida dos monstros. Enquanto isso, o público é animado pela orquestra de frevo e os bonecos gigantes de Zuza Miranda e Thaís.

Há seis anos a foliã Adriana Paula, 42, marca presença no tradicional bloco que abre a quarta-feira "ingrata". Ela comenta que o munguzá deste ano está mais gostoso e diz ainda ter fôlego para curtir o Carnaval. "Tomei o munguzá para dar sustância", diz brincando. "Bacalhau [do Batata], depois vou para o Mercado da Boa Vista e por onde aparecer bloco eu estou brincando. E domingo ainda tem mais, Camburão", diz Paula acompanhada de parentes que dão uma pausa na terça-feira de Carnaval para voltar como todo o pique na quarta-feira de cinzas.

Veja também

Jornalista mexicano é assassinado na fronteira com os EUA, o sexto em 2020
Mundo

Jornalista mexicano é assassinado na fronteira com os EUA, o sexto em 2020

Astrônomos detectam planeta errante do porte da Terra vagando pela Via Láctea
Universo

Astrônomos detectam planeta errante do porte da Terra vagando pela Via Láctea