[FOTOS] "O Boi Voador" é encenado no Recife Antigo

Espetáculo baseado na Batalha dos Guararapes, de José Pimentel, atrai multidão nas comemorações do aniversário de Recife

Espetáculo "O Boi Voador", encenado no Bairro do RecifeEspetáculo "O Boi Voador", encenado no Bairro do Recife - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

As comemorações dos 481 anos do Recife ganhou, neste domingo (11), o Espetáculo O Boi Voador, Patrocinada pela Secretaria de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife, a apresentação transformou o Marco Zero do Recife e a Av. Rio Branco, na área central da cidade, em um grande teatro ao ar livre.

Sob coordenação da Metron Produções e direção de José Pimentel e Ruy Aguiar, o espetáculo foi baseado na Batalha dos Guararapes, de José Pimentel e conta o período, em, 1644, quando Maurício de Nassau, então governador de Pernambuco, disse que faria um boi voar para atrair pagantes de pedágio para ver a cena. Se o boi voou ou não, ninguém tem certeza.

No entanto, a multidão que saiu de casa neste domingo e lotou o Recife Antigo para assistir esse marco na cultura do Estado não se decepcionou. “Vim de Maceió, onde moro há 24 anos, apenas para prestigiar esse aniversário da minha cidade querida. E nada mais justo do que essa peça, que conta a nossa história para nos presentear”, comenta a professora, Tereza Guedes, de 64 anos.

Leia também:
No dia do aniversário do Recife e Olinda, artistas comentam sua relação com as cidades-irmãs
Recife comemora 481 anos com programação cultural

Presente no momento, José Pimentel não conteve a alegria. “Nunca imaginei que tanta gente poderia vir prestigiar o espetáculo, que assumi quase no meio, mas que no fim deu tudo certo”, revela o diretor, que ainda não tem certeza se o espetáculo fará parte da programação do aniversário no próximo ano. “Ainda não tivemos nenhum retorno da Prefeitura do Recife sobre esse assunto. Porém, caso aconteça novamente, vamos ter fazer algumas mudanças sérias”, destaca Pimentel, que criticou o fato da PCR ter exigido que o espetáculo fosse encenado em dois palcos distintos, o que terminou provocando muita reclamação de quem não tinha tanta mobilidade para se deslocar, a exemplo do público idoso.

Veja também

Ditadura na Belarus passa a punir download de fotos e vídeos de canal informativo
Mundo

Ditadura na Belarus passa a punir download de fotos e vídeos de canal informativo

Saúde é o tema político de maior interesse no Google durante as eleições
Internet

Saúde é o tema político de maior interesse no Google durante as eleições