Saúde

FPS alia metodologia inovadora e estrutura de ponta em nova graduação de Educação Física

Estrutura de ponta garante uma formação completa aos estudantesEstrutura de ponta garante uma formação completa aos estudantes - Foto: Divulgação/FPS

Os cuidados com a saúde vêm ganhando cada vez mais importância na sociedade, especialmente durante o período da pandemia de Covid-19, em que a população começou a dar maior atenção ao tema. Profissionais de Educação Física se reinventaram para se adequar à nova realidade e elaborar ajustes para o supervisionamento remoto.

O crescente interesse da população nos cuidados com o corpo e na adoção de um estilo de vida saudável confere ainda mais importância à figura desse profissional, que une conhecimentos em saúde, pedagogia, sociais e psicológicos para melhorar a qualidade de vida de todos.

Dados de uma pesquisa da Toluna, empresa especializada em insights de mercado, mostram que 42% dos entrevistados começaram a se exercitar durante a pandemia no Brasil. Entre as principais atividades praticadas, caminhada, exercícios funcionais, musculação e corrida. O tema está diretamente ligado à qualidade de vida - um estudo publicado pela revista científica The Lancet indica que cerca de cinco milhões de pessoas morrem todos os anos no planeta por causa do sedentarismo.

Aliando inovação e atenção aos movimentos da sociedade, a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) lança em 2022.1 a graduação em Educação Física, que contará com uma infraestrutura privilegiada e considerada única na região.

De acordo com o coordenador do curso, Raphael Perrier, o profissional da área se torna ainda mais importante na promoção do bem-estar à medida que a prática é cada vez mais indicada para a prevenção e o tratamento de grande parte das doenças crônicas, como pressão alta, obesidade e diabetes.

“A prática regular de exercício físico é considerada um importante agente coadjuvante no tratamento e prevenção das doenças crônicas. Estudos demonstraram que pessoas que alcançam as recomendações nacionais e internacionais para prática de exercício físico, apresentam benefícios relacionados à saúde”, explica Raphael. Essas recomendações são desenvolvidas por profissionais de Educação Física.

Raphael publicou um estudo demonstrando a importância do exercício físico em ambiente residencial na saúde de pessoas com lesão medular.

Estrutura da FPS é considerada única na região (Foto: Divulgação/FPS)

Para uma formação completa, a FPS oferece um complexo esportivo com duas quadras poliesportivas indoor, uma pista de atletismo indoor, um campo de society, uma piscina semiolímpica, quadra de esportes de areia, sala de atividades rítmicas e outros.

Os estudantes ainda terão acesso a uma série de laboratórios da instituição, como Anatomia e Modelos; Primeiros Socorros; Fisiologia e Desempenho Humano; Práticas Esportivas de Ensino e Cultura; Movimento Corporal e Práticas de Ensino.

Com a estrutura, desenvolvida com equipamentos importados de última geração e com alto nível de sensibilidade científica, os estudantes de Educação Física da faculdade poderão se qualificar tecnicamente e com segurança para se preparar para os desafios da profissão no cotidiano.

A formação inclui procedimentos técnicos e práticos como avaliação da composição corporal, avaliação ergoespirométrica, avaliação de desempenho esportivo, identificação de talento esportivo, estratificação de risco cardiovascular, testes de funcionalidade e força muscular e outras avaliações do movimento humano.

“O estudante de Educação Física da FPS transita em diferentes áreas de atuação profissional. Além disso, a instituição permite aos estudantes a vivência da prática profissional desde o ingresso até o último período, em escolas de educação básica, academias de ginástica, Centros de treinamento, Clubes Esportivos, Hospitais, Centros de reabilitação, Sistema Único de Saúde (SUS), Programas de Saúde da Família (PSF)”, acrescenta o coordenador Raphael Perrier.

Todas as atividades ocorrem com a supervisão permanente de preceptores treinados.

Estrutura de ponta garante uma formação completa aos estudantesAtenta ao movimento do mercado, a FPS lança a graduação em Educação Física (Foto: Divulgação/FPS)

Metodologia
Com Licenciatura e Bacharelado como tipos de formação, o curso de Educação Física da FPS será o primeiro do Brasil a usar em 100% de sua matriz curricular a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no qual os estudantes aprendem juntos e em equipe, assim como adquirem conhecimento prático na área.

Segundo Raphael, essa dinâmica facilita a ação produtiva do estudante, de forma a transformá-lo em sujeito no processo de construção do conhecimento.

“O curso articula o ensino, a pesquisa e a extensão, focando, exclusivamente, a formação profissional para atuação nas diversas áreas da Educação Física. Trata-se de uma proposta inovadora, que utiliza o método de Aprendizado Baseado em Problemas (ABP) como forma de superar os principais desafios da formação, bem como, sobre as demandas próprias”, detalha o coordenador.

Curso de Educação Física será lançado em 2022.1 (Foto: Divulgação/FPS)

Ingresso
A FPS irá ofertar anualmente 120 vagas para ingresso no curso de Educação Física, distribuídas mediante notas do vestibular próprio da instituição. As vagas remanescentes serão disponibilizadas a estudantes oriundos de transferência ou portadores de diploma. Os interessados também podem usar a nota no Enem ou concorrer a uma bolsa no Prouni.

O ingresso pode ser financiado através do Fies, Credies e crédito universitário do Bradesco. Mais informações estão disponíveis no site da FPS

Veja também

Dengue: Brasil desconhece real taxa de letalidade da doença em 2024, afirmam especialistas
SAÚDE

Dengue: Brasil desconhece real taxa de letalidade da doença em 2024, afirmam especialistas

Kim Jong-un supervisiona teste foguetes durante visita de secretário de Estado dos EUA
mundo

Kim Jong-un supervisiona teste foguetes durante visita de secretário de Estado dos EUA