Opinião

Frevo? Espera mais um ano, amor

Envia-me o vídeo da música “Um frevo feito pra pular fevereiro”, uma querida amiga. Graça divina. Para abrandar a melancolia, pela falta do Carnaval por mais um ano. 

Neste vácuo carnavalesco, caiu do céu “Um frevo feito pra pular fevereiro”; bela canção que traz saudades e conforta. Um “frevo desses que faz demais a gente se distinguir”, como diz o hino do Bloco Carnavalesco Misto Batutas de São José. 

Para os recifenses e olindenses, não existe fevereiro sem frevo. Como para os cristãos não existe dezembro sem Natal.

Faz tempo que o frevo é a maior manifestação cultural das cidades-irmãs, Recife e Olinda, a lendária e a eterna, assim carinhosamente notabilizadas, em música, pelo grande compositor Capiba, sinônimo de frevo.
O Sítio Histórico de Olinda e o velho Bairro do Recife mudos e vazios, em fevereiro, é um desconsolo para quem vive, conhece e frequenta essas localidades. Na circunstância atual, caso um autêntico folião que nesse período venha a se encontrar num ou noutro lugar, sozinho, andando, no meio do silêncio pungente de suas ruas, talvez não se contenha e grite, com toda a força: Freeeeeeeeeevo! Cadê Vassourinhas, Pitombeiras, Elefantes, Cerolas, O Homem da Meia-Noite, Eu Acho é Pouco, O Maluco Beleza... Toquem! Cantem! - Cadê o Bloco das Ilusões, o das Flores, o da Saudade, o Flor de Lira, o Cordas e Retalhos, o Confetes e Serpentinas, os Banhistas do Pina... Toquem! Cantem! 

A ausência inesperada do Carnaval e do frevo engessou um lado feliz da vida, mas não para sempre. Apenas “foi uma serpentina partida”, jogada nos salões, não só do Recife e Olinda, mais também de Maceió, João Pessoa, Natal e de tantas outras cidades brasileiras que em breve voltarão a escutar os clarins de Momo. 
A música “Um frevo feito pra pular fevereiro” mexe com os sentimentos dos foliões e dos músicos, dos cantores e dos blocos, e dos diversos segmentos da alegria momesca, diante da privação da festa.

Cantar é uma esperança para trazer de volta o que faz bem à alma. Então cantemos “Um frevo feito pra pular fevereiro”, acompanhando o compositor PC Silva e a intérprete Flaira Ferro... “Tenho razões pra fazer /Um frevo que faça chorar /Um frevo feito pra pular fevereiro /A dor de um ano inteiro /Ainda teimando em doer /Desde a quarta-feira de cinzas /Passada que espero pra ver - Sorriso subindo ladeira /Olinda naquele refrão /Iremos cantar a ti outro ano /Enrola o confete no pano /Consola a dor do dragão /No ano que vem eu prometo /Que faço algum frevo canção de amor - Pra batata da perna doer /A deliciosa dor /De subir a Ladeira da Sé /Como é, diz por favor /Que a gente consegue /Esperar mais um ano amor?" 


Administrador de empresas e articulista
[email protected]


- Os artigos publicados nesta seção não refletem necessariamente a opinião do jornal. Os textos para este espaço devem ser enviados para o e-mail [email protected] e passam por uma curadoria para possível publicação.

Veja também

Ativista de direitos das mulheres é encontrada morta em canavial de El Salvador
El Salvador

Ativista de direitos das mulheres é encontrada morta em canavial de El Salvador

Lula concede a Macron medalha da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul
Visita Macron

Lula concede a Macron medalha da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul

Newsletter