Frota da RMR ganha novos ônibus climatizados

Coletivos com ar-condicionado começam a circular amanhã na linha TI Camaragibe/Macaxeira

Com o incremento, RMR passa a ter 372 coletivos climatizadosCom o incremento, RMR passa a ter 372 coletivos climatizados - Foto: Divulgação

Os passageiros que utilizam o transporte público passarão a contar com novos coletivos climatizados. Entram em operação amanhã dez ônibus que integrarão a linha 2490 TI Camaragibe/TI Macaxeira, gerida pela empresa MobiBrasil. Com o incremento, a Região Metropolitana passa a ter 372 veículos com ar-condicionado. Anunciada dois meses após sanção da lei que determina a instalação de aparelhos em toda a frota que circula no Recife, a novidade não reflete os resultados da medida, restrita aos veículos que rodam apenas na Capital.

Ao todo, serão beneficiados os cerca de 6,5 mil passageiros que usam a linha nos dias úteis, segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte. Os veículos haviam sido adquiridos em maio deste ano, mas a empresa aguardava aprovação do Consórcio para dar início à operação. A autorização foi concedida na última sexta-feira em reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM). Assim, a linha, antes formada apenas por ônibus articulados, aqueles no formato “sanfona”, passa a ter também ônibus comuns, mas com entradas nos dois lados.

Leia também:
Ônibus do Recife terão 4 anos para instalação de ar condicionado
Adiado fim do uso de papel no Zona Azul do Recife

“A partir de agora essa modificação poderá ser dada diretamente pelo CSTM, com base em dados técnicos do Grande Recife, demonstrando se pode ou não fazer a troca [dos coletivos]”, explica o advogado Pedro Josephi, da Frente de Luta pelo Transporte Público. “Vamos aos terminais fiscalizar, de fato, para saber se os ônibus vão entrar em circulação esta semana”, diz.

Segundo o Grande Recife Consórcio, com os novos veículos, a linha terá 18 coletivos, além de um reserva. A climatização faz diferença para o usuário. A autônoma Valéria Antônia dos Santos costuma pegar o Circular/Príncipe, que desde abril tem ônibus com ar-condicionado, e diz que agora se sente mais confortável no coletivo. “Principalmente agora no inverno. Quando chove, fecham as janelas e fica muito abafado”, conta. Já a estudante Isabele Irla entrou num veículo climatizado pela primeira vez ontem ao pegar o Circular/Conde da Boa Vista. “O calor deixa você mais agitado, sem paciência”, comenta.

Regulamentação
A Frente de Luta por Transporte Público está discutindo com o governo do estado a possibilidade de se implementar uma legislação estadual que regulamente a operação de ônibus climatizados em outras cidades. “Se cada município fica dizendo como vai ser a instalação no seu espaço, cria insegurança jurídica”, explica o advogado Pedro Josephi. O projeto também pode ampliar a mudança para as linhas que passam por mais de um município.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, confirmou que a proposta está sendo desenvolvida com o Grande Recife e a previsão é que seja apresentada em agosto. Segundo o gestor, falta definir como se daria essa regulamentação, inclusive em relação ao financiamento, se o custo seria repassado ao valor da passagem.

“Precisamos compatibilizar a renovação [dos veículos] com a vida útil deles, para você não trocar um ônibus que já está novo. Também tem que ver se vai para a tarifa”, afirma. A partir das discussões, a proposta deve ser encaminhada à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Veja também

Sonda conclui a primeira coleta de amostra em um asteroide feita pela Nasa

Sonda conclui a primeira coleta da Nasa de amostra em asteroide

Ministério da Saúde inicia 15ª missão para atender indígenas com Covid-19
Coronavírus

Ministério da Saúde inicia 15ª missão para atender indígenas com Covid-19