Notícias

Funase: 30 internos são recapturados após motim e fuga de 56 no Cabo

Reeducandos fugiram por um buraco aberto por eles no muro

Funase do Cabo registrou motim e fugaFunase do Cabo registrou motim e fuga - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Após a fuga de 56 socioeducandos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), no último domingo (1º), 30 adolescentes foram recapturados na manhã desta segunda-feira (2). Os socioeducandos fugiram do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, por um buraco aberto por eles no muro. Segundo a Funase, a contagem foi finalizada no fim da noite após a abertura e revista de cada uma das alas.

O tumulto começou por volta das 17h e foi controlado cerca de duas horas depois com apoio da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). De acordo com as apurações iniciais da fundação, o motim foi provocado para viabilizar fugas, que ocorreram por meio de um buraco aberto no muro pelos socioeducandos. Esta passagem já foi fechada. 

Veja o momento da fuga de alguns socioeducandos pelo buraco:



Leia também:
Funase do Cabo de Santo Agostinho enfrenta motim e fuga
Adolescentes fogem durante tumulto na Funase de Timbaúba

Um interno de 19 anos foi ferido na cabeça por um objeto cortante e recebeu atendimento médico no Hospital Dom Hélder, também no Cabo de Santo Agostinho. O suspeito de ter provocado o ferimento - um outro interno de 19 anos - foi conduzido à delegacia.

 A Funase afirma que, em razão da rápida ação dos policiais militares, houve poucos danos ao patrimônio público da instituição. Todos os casos serão investigados pela Corregedoria. A nota da instituição destaca ainda que o motim é considerado uma exceção na unidade, considerada "pacificada e que não registrava motins havia vários anos".

   Melhorias

Nos próximos dias, o Governo do Estado deve lançar um edital de seleção simplificada para a contratação de 496 agentes socioeducativos para atuar em unidades da Região Metropolitana do Recife, inclusive no Case Cabo. Recentemente, a Funase a instituição entrou no Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública (Seinsp), o que permite maior integração a outros órgãos de segurança pública.

 

Veja também

Hipopótamo saiu do México como macho e no Japão descobriu-se que era fêmea
NATUREZA

Hipopótamo saiu do México como macho e no Japão descobriu-se que era fêmea

Trump ameaçado de desacato em julgamento criminal
EUA

Trump ameaçado de desacato em julgamento criminal

Newsletter