Educação

Funase inaugura espaço exclusivo para a formação profissional de jovens reeducandos

O local contará com diversos espaços em que os reeducandos poderão participar de cursos de eletrônica, informática, culinária, entre outros

Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) oferece cursos para reeducandosFundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) oferece cursos para reeducandos - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) inaugurou, na manhã desta terça-feira (2), um espaço exclusivo para a formação profissional de jovens reeducandos. Localizado no bairro de Afogados, Zona Oeste do Recife, o Parque Profissionalizante Professor Paulo Freire atenderá adolescentes em semiliberdade de unidades do Grande Recife.

O espaço, que funcionará em um imóvel pertencente à Funase, foi reformado por meio de convênio com o Ministério Público do Trabalho (MPT), que repassou R$ 60,5 mil em recursos de multas trabalhistas. O centro terá capacidade para receber até cem alunos por ano.

 



"É uma atividade voltada para o mundo do trabalho e o empreendedorismo, para que esses adolescentes possam sair do sistema socioeducativo com atividades que possam gerar sua renda e uma independência financeira e uma vida totalmente reintegrada à sociedade", destacou o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, Sileno Guedes.
 



O local contará com cinco laboratórios, sala multifuncional e instalações administrativas, onde os reeducandos poderão participar de cursos de eletrônica, informática, culinária, barbearia e jardinagem e paisagismo.

Este será o primeiro parque profissionalizante que ficará à disposição para os adolescentes atendidos no sistema socioeducativo. De acordo com a Funase, até o fim do ano, serão criados outros 16 microparques a partir de novos repasses do MPT. O investimento total será de R$ 534,7 mil.

"Um projeto como este representa, para adolescentes, uma possibilidade de mudança de trajetória. Os adolescentes precisam de uma oportunidade, uma alternativa de educação de qualidade e cursos profissionalizantes", defendeu a procuradora do Trabalho Jailda Pinto.

A presidente da Funase, Nadja Alencar, disse que o espaço estará disponível para todas as 23 unidades da instituição. "A gente vai ter oficinas para todas elas, e estamos comprando os equipamentos", informou.

Instrutor do laboratório de barbearia, Ronny Fernando, descreveu como gratificante a oportunidade de realizar esse trabalho com os jovens. "Espero ajudar em uma nova trajetória na vida deles, mostrar que eles têm um novo horizonte além dessa situação que estão passando. Que possam ser exemplos", contou.

Veja também

Notebooks de empresa júnior são furtados dentro da PUC-SP; polícia investiga
BRASIL

Notebooks de empresa júnior são furtados dentro da PUC-SP; polícia investiga

Presidente da Autoridade Palestina aprova novo governo
palestina

Presidente da Autoridade Palestina aprova novo governo

Newsletter