Funcionamento do horto volta ao normal na terça

Espaço reduziu horários por causa de reforma. Antes, do normalizar, fecha no domingo devido às eleições

Velozes e Furiosos 8 Velozes e Furiosos 8  - Foto: Divulgação

O Parque Estadual de Dois Irmãos volta ao funcionamento normal na próxima terça-feira (4). O espaço havia reduzido os horários de operação por causa de uma obra de revitalização. Neste domingo, no entanto, o zoo não abrirá os portões devido às eleições municipais.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado (Semas), mesmo fechado, no zoológico haverá uma equipe de biólogos, veterinários e tratadores para manutenção e cuidados necessários com os cerca de 650 animais, entre aves, répteis e mamíferos distribuídos em 120 espécies, tanto nativas do Brasil quanto exóticas.

No mês de maio, veterinários e representantes da ONG Mascote de Rua fizeram vistoria no Parque e detectaram várias irregularidades no local. No mesmo mês, o MPPE determinou prazo de 15 dias para a Semas enviar um relatório que detalhasse o cronograma do início das obras de requalificação e modernização do local. Após a solicitação, as obras iniciaram.

Os problemas estruturais do parque também já haviam sido avaliados pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), que detectou inúmeras irregularidades, como grades enferrujadas, placas apagadas e facilidade no acesso às jaulas. O órgão alertou para o perigo à população e crianças que visitam o local. A instituição che­­­gou a acionar órgãos como Ibama e Corpo de Bombeiros.

No entanto, boa parte dos problemas está prestes a ser resolvida já coma primeira etapa das obras. Neste período, o parque estava funcionando de quinta a domingo, das 8h30 às 16h30, reduzindo em dois dias o horário de funcionamento ao público. Ago­­­ra, ficará aberto desde a terça, das 9h às 16h. Na primeira eta­­­­pa da obra, que continua, foram reformados o setor Veterinário, nova Quarentena, nova Nutrição e estrutura técnico-administrativa. A Semas prevê que a conclusão da modernização será em 2018.

Veja também

Confirmadas 1.300 mortes pela Covid-19 no Brasil nas últimas 24h
Coronavírus

Confirmadas 1.300 mortes pela Covid-19 no Brasil nas últimas 24h

Ivermectina está entre drogas mais testadas contra Covid-19, mas não atrai líderes de pesquisas
Coronavírus

Ivermectina está entre drogas mais testadas contra Covid-19, mas não atrai líderes de pesquisas