Notícias

Fundaj e FNDE firmam parceria para fortalecimento da Educação no Norte e Nordeste

Entre as ações já firmadas estão a orientação para aplicação de recursos e a capacitação de gestores municipais

Presidente da Fundaj Alfredo BertiniPresidente da Fundaj Alfredo Bertini - Foto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco

Aplicação de recursos e capacitação de gestores municipais são algumas das ações que serão fomentadas pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Vinculados ao Ministério da Educação (MEC), atuarão juntos pela educação do Norte e Nordeste.

A ação foi definida em Brasília durante reunião, realizada nesta quinta-feira (28), entre o  presidente da Fundaj, Alfredo Bertini, e o presidente do FNDE, Carlos Alberto Decotelli, além de seus dirigentes, Ricardo Vieira, Alfredo Fortini e Fábio Gomes Filho. Até o final de março, a comissão do FNDE estará na Fundaj para formatar a parceria.

Leia também:
Educação para jovens e adultos teve queda de matrículas em 2018
Ministro da Educação admite ter errado ao pedir que escolas filmem crianças cantando Hino

“A Fundaj será o braço operativo do FNDE no Norte e no Nordeste. Daremos orientação, por meio de pesquisas, sobre a aplicação dos recursos. E, também, treinamento e capacitação aos gestores municipais sobre a aplicação dos valores”, destacou Alfredo Bertini.

As pesquisas para abalizar a destinação dos recursos serão realizadas pela Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes). Já os cursos para os gestores municipais serão oferecidos por meio da Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP).

A iniciativa andará conjuntamente com o plano de desenvolvimento para as regiões já em andamento entre a Fundaj e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que será assinado até maio. Um terceiro parceiro deste plano deverá ser o Banco do Nordeste, que será contactado pelas partes já envolvidas.

FNDE

Com orçamento previsto para 2019 de cerca de R$ 55 bilhões, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação é responsável pela maioria das ações e programas da educação básica do país, além de atuar também na educação profissional, tecnológica e no ensino superior. Suas competências vão desde projetos de melhoria da infraestrutura das escolas à execução de políticas públicas.

Veja também

Presidente da Autoridade Palestina aprova novo governo
palestina

Presidente da Autoridade Palestina aprova novo governo

"Assassino terrorista": relembre insultos trocados entre Petro e Milei
CONFLITO

"Assassino terrorista": relembre insultos trocados entre Petro e Milei

Newsletter