internacional

Furacão Idalia atinge a categoria 4 e avança para a Flórida

Governador afirmou que Idalia provavelmente será o furacão mais forte para atingir uma região em mais de um século

Aeroporto Internacional de Tampa, na Flórida, têm voos canceladosAeroporto Internacional de Tampa, na Flórida, têm voos cancelados - Foto: Miguel J. Rodriguez Carrillo/AFP

O furacão Idalia ganhou força na madrugada de quarta-feira (30) e atingiu a categoria 4 enquanto avançava na direção do estado da Flórida, onde as autoridades determinaram evacuações diante do temor de inundações “potencialmente mortais”, anunciou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos

Desde a noite de segunda-feira, Idalia também afetou Cuba, onde foram registradas inundações, cortes de luz e evacuações.

"Idalia é um furacão de categoria 4 na escala Saffir-Simpson. Idalia pode se fortalecer antes de alcançar a costa do Big Bend da Flórida em algumas horas", afirma um alerta emitido às 05h locais (06h em Brasília) pelo Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

As águas quentes do Golfo do México provavelmente fortaleceram ainda mais o Idalia, que deve atingir ventos entre 209 e 251 km/h.

As tempestades ciclônicas, que provocam cheias de 3 a 5 metros em algumas áreas costeiras, podem provocar enchentes desastrosas, anunciadas pelo NHC.

“Poucas pessoas podem sobreviver no caminho de uma grande tempestade ciclônica, e esta tormenta será mortal se não nos salvarmos do perigo e levá-lo a sério”, disse o executivo da Agência Federal de Gestão de Emergências dos Estados Unidos (FEMA), Deanne Criswell.

Em Steinhatchee, uma pequena cidade de mil habitantes no noroeste da Flórida, bolsas de pessoas foram preparadas desde a noite de terça-feira para serem evacuadas.

Robert Bryant preparou os últimos detalhes com seus pais, seus dois gatos e seu cachorro. “Estamos na água, assim seremos os mais afetados”, disse este estudante de 18 anos, cuja casa fica sobre a foz de um rio.

Ron DeSantis, governador da Flórida e candidato presidencial republicano, instou aqueles que se encontram nas zonas de evacuação ao longo da costa do Golfo do México a partir de "imediatamente".

DeSantis afirmou que Idalia provavelmente será o furacão mais forte para atingir uma região em mais de um século.

Veja também

Meningite: conheça as causas, os sintomas e as formas de evitar a doença
Prevenção

Meningite: conheça as causas, os sintomas e as formas de evitar a doença

TikTok: app vai ser banido nos EUA? Entenda o que acontece agora com a rede social
Rede Social

TikTok: app vai ser banido nos EUA? Entenda o que acontece agora com a rede social

Newsletter