A-A+

GAC-PE tem mês dedicado à leucemia no 'Fevereiro Laranja'

Serão realizadas rodas de diálogo e ações de conscientização com os pais e mães dos pacientes

Uma das ações da GAC-PEUma das ações da GAC-PE - Foto: Divulgação

O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC-PE) promoverá, durante todo o mês de fevereiro no Recife, ações de conscientização sobre a leucemia. Denominada de “Fevereiro Laranja”, a campanha começará nesta segunda-feira (3). 

Serão realizadas rodas de diálogos com pais e mães de pacientes na sede do GAC, localizada na rua Arnóbio Marquês, 310, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, e exibição de material publicitário nas redes sociais do grupo. O GAC-PE realiza o acompanhamento das crianças diagnosticadas com câncer em Pernambuco.

Também terá inicio mais um módulo do curso ‘Fique Atento-Pode ser câncer’. A capacitação é totalmente online, no site da Secretaria Estadual de Sáude, e será voltada para os profissionais da atenção básica envolvidos na linha de frente dos cuidados ao público-alvo e estudantes da área de saúde interessados no tema.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a leucemia corresponde a 33% dos casos de câncer que afetam crianças e adolescentes. Segundo a oncologista pediatra e presidente do GAC-PE, Vera Morais, “quanto mais cedo houver a identificação pelos profissionais de saúde, mais as chances de cura aumentam, com a estimativa de 70%”..

Leia também:
Ana Maria Braga revela estar com câncer no pulmão
Cientistas descobrem célula que poderá tratar todos os tipos de câncer


Dentre os sinais de alerta para a presença da patologia, estão o aumento dos gânglios (localizados no pescoço, axilas, peito, abdômen e virilha), sangramentos em diferentes locais do corpo (pele, gengivas, narinas, ao redor dos olhos ou na urina), fadiga excessiva, palidez acentuada, febre de origem indeterminada e infecções persistentes ou recorrentes, aumento do tamanho do abdômen e perda significativa de peso em um curto período de tempo também costumam ser sintomas indicativos da doença.

Veja também

Tribunal declara ex-sócio de advogado de Trump culpado por financiamento ilegal de campanha
Estados Unidos

Tribunal declara ex-sócio de advogado de Trump culpado por financiamento ilegal de campanha

Trabalho remoto foi mais recorrente para quem tinha curso superior
Trabalho

Trabalho remoto foi mais recorrente para quem tinha curso superior