Notícias

[Galeria] Bloco da Mangueira pinta Olinda de verde e rosa

Agremiação tem como marca registrada mesclar ritmos da música nacional, diversificando o repertório do carnaval

Bloco da Mangueira, em Olinda Bloco da Mangueira, em Olinda  - Foto: Henrique Genecy/Folha de Pernambuco

Carnaval não é feito só de frevo. O samba tomou conta da rua Coronel Joaquim Cavalcanti, em Olinda, na tarde deste sábado (10), no Hoje a Mangueira Entra. Entre os hits, musicas de Caetano Veloso, Otto, Gabi Amarantos, além das canções tradicionais do bloco. Muitos foliões vestem verde e rosa, cores tradicionais da agremiação, que sai pelas ladeiras da Cidade Alta neste Sábado de Zé Pereira.

Leia também:
Bloco da Lama suja e diverte foliões no Sítio Histórico de Olinda
Pontos de Uber dão suporte aos foliões em Olinda
Confira a programação dos polos do Carnaval de Olinda

O Hoje a Mangueira Entra é um bloco tradicional de Olinda e reúne centenas de foliões todos os anos. Uma estrutura foi montadora neste ano, com banheiros, para os apoiadores do bloco que compraram a camisa.

Eu Acho é Pouco
A onda vermelha e amarela invadirá as ladeiras de Olinda com o bloco Eu Acho É Poucon a partir das 16h. Este ano, a concentração muda de lugar: vai para a frente da Igreja da Sé. A saída está marcada para as 17h. O tema “Preconceito é uma arma que mata. Desarme-se” aparece estampado no verso da camisa de 2018 junto à figura mitológica da Medusa.

Calunga
A folia no Sábado de Zé Pereira segue até o desfile do famoso calunga, o Homem da Meia-Noite. Este ano, o Clube Carnavalesco de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite homenageia as figuras grandiosas que passeiam pelas ruas durante os dias de Momo.

O calunga desfila a partir da meia-noite deste sábado para o domingo, saindo da sede do bloco, na estrada do Bonsucesso, no Sítio Histórico de Olinda. O percurso é o mesmo de todos os anos, mas há uma pausa nesta edição, por recomendação do Corpo de Bombeiros, e a orquestra deixa de tocar quando chegar na rua 13 de Maio. A medida foi tomada para que os foliões não se machuquem, já que a via é considerada muito estreita.

O Homem da Meia-Noite segue em direção à praça do Seplama, onde faz um retorno para o largo do Amparo. O desfile passa ainda pelos Quatro Cantos e segue pela rua de São Bento. De lá, o bloco passa na 13 de Maio, fazendo aquela pausa.

O desfile segue até a rua Nossa Senhora de Guadalupe, onde, no largo de Guadalupe, é feita a entrega da chave do Carnaval de Olinda, Chave Cariri. A partir daí, o Homem da Meia-Noite faz outro retorno pela rua Cândida Luiza, passando novamente na Nossa Senhora de Guadalupe e voltando em direção à sede do bloco para o encerramento.

Veja também

Homem morto em atentado contra Donald Trump é identificado, diz governador da Pensilvânia
ataque a tiros

Homem morto em atentado contra Donald Trump é identificado, diz governador da Pensilvânia

Serviço Secreto dos EUA nega acusações de que teria recusado proteção adicional para Donald Trump
comício na Pensilvânia

Serviço Secreto dos EUA nega acusações de que teria recusado proteção adicional para Donald Trump

Newsletter