Carnaval 2023

Galo da Madrugada apresenta carros alegóricos em desfile neste domingo (22); confira fotos

Além dos carros, o desfile conta, ainda, com o trio Azulão

Prévia do Galo da Madrugada na Avenida Boa Viagem, neste domingo (22)Prévia do Galo da Madrugada na Avenida Boa Viagem, neste domingo (22) - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Após dois anos longe das ruas, por causa da pandemia de Covid-19, o Galo da Madrugada preparou uma surpresa para os recifenses na manhã deste domingo (22).

O maior bloco de rua do mundo movimenta a avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, com uma ação inédita: três dos carros alegóricos que vão marcar presença no Sábado de Zé Pereira, dia 18 de fevereiro, desfilam na via. 

A concentração será no Parque Dona Lindu, a partir das 12h. Os carros seguem até o Segundo Jardim em desfile que deve reunir muitos foliões, que poderão conferir toda a beleza das alegorias ‘Clarins’, conhecido como Anunciação; o ‘Abre alas’, com o Galo da Madrugada; e o carro ‘Bonde’. 

O diretor de marketing do Galo, Guilherme Menezes, contou que a intenção foi dar uma atenção maior para as alegorias e também fazer a população se animar para o período carnavalesco. 

“Estávamos tão ansiosos que decidimos antecipar a mostra de alguns carros alegóricos. São seis no total e trouxemos três, faltando menos de 30 dias para o desfile. A gente nem informou a ninguém dessa brincadeira, justamente para mostrar que o carnaval vai acontecer e a alegria vai estar no bairro de São José no sábado de Zé Pereira”, contou. 

Emocionado, Guilherme aponta que a volta do Galo da Madrugada vai ser um momento de muita alegria. “Esperamos isso tem dois anos, esse sonho está voltando a se realizar, e é para dar um gostinho nas pessoas voltarem ao clima de carnaval, o amor que temos a essa festa popular. É o centenário de Enéas Freire, nosso fundador e queremos celebrar a vida”, apontou. 

De acordo com Menezes, a intenção é que já no ano que vem seja criado um equipamento para contagem regressiva, com o objetivo de anunciar a chegada do maior bloco do mundo. “Esse ano decidimos por essa brincadeira para fazer um esquenta, voltar o clima de carnaval. Ano que vem vamos fazer uma contagem regressiva, com um ‘Galômetro’, contando os dias sempre que estiver faltando 30 dias”, disse. 

Animando diversas pessoas, houveram recifenses que apesar da ação surpresa capricharam na fantasia. O biomédico Geraldo Matos, de 74 anos, pegou a sua burrinha juntamente com sua sobrinha e matou a saudade do bloco. 

“Eu soube por acaso e logo de imediato aprontei a minha burrinha. É uma sensação de arrepiar, eu vivo o carnaval o ano inteiro e desde 1997 eu saio assim em todos os carnavais. A expectativa para esse ano é a melhor possível, alegria na rua, clubes lotados, vai ser muito bom”, declarou. 

O Galo 2023
A volta do Galo da Madrugada este ano será o 44º desfile do bloco no Sábado de Zé Pereira, no próximo dia 18 de fevereiro, com saída a partir das 9h. Como na edição anterior, que ocorreu em 2020, serão 30 carros que desfilam das 9h às 18h30.

O tema “Viva a Vida, viva o Frevo, viva Enéas” homenageia também o artista plástico Ary Nóbrega, que faleceu em 2020. Nóbrega foi o cenógrafo que por mais de 25 anos ficou responsável pela confecção das alegorias que tanto abrilhantaram os desfiles de carnaval do Galo da Madrugada. O seu filho, Sandro Nóbrega, dá continuidade ao trabalho do pai, enchendo de cores, brilho e arte os carros alegóricos do Galo da Madrugada da próxima edição.

Veja também

Caso Kate Middleton joga luz sobre alta de câncer entre pessoas de até 50 anos; entenda
SAÚDE

Caso Kate Middleton joga luz sobre alta de câncer entre pessoas de até 50 anos; entenda

Caminhão desgovernado desce ladeira em marcha ré e atropela motociclista em Abreu e Lima
GRANDE RECIFE

Caminhão desgovernado desce ladeira em marcha ré e atropela motociclista em Abreu e Lima

Newsletter