Notícias

Galo: histórias de amor, crítica social e ruas menos cheias

Polícia não confirma ainda números, mas ruas estavam visivelmente mais livres

Galo da MadrugadaGalo da Madrugada - Foto: Rafael Furtado

Pela 40ª vez, o Galo da Madrugada desfilou pelas ruas do centro do Recife neste sábado (25) de Zé Pereira arrastando a multidão. Como nos anos anteriores, não faltou irreverência. Desde cedo, foliões se concentraram na praça Sérgio Loreto, área central do Recife, onde saíram os primeiros trios elétricos, esbanjando alegria e criatividade nos adereços.

Em meio à multidão, os foliões não deixaram de repercutir polêmicas envolvendo o desfile deste ano como a alegoria do Galo Maestro erguido na Ponte Duarte Coelho e o clima de insegurança na cidade. Muitos foliões comentavam que havia bem menos gente nas ruas esse ano. Maria Tavares, funcionária pública, frequenta o bloco desde as primeiras edições. "Andamos com muita facilidade na ida. Na volta, mais gente, mas ainda assim muito menos do que nos anos anteriores. Tinha muito policiamento e clima de tranquilidade nas ruas", comentou.

A crise político-econômica no País, bem como os super-heróis, deram o tom em muitas fantasias. Por todos os lados que se andava, criticas com relação ao pacote da previdência social e ao presidente Michel Temer. "A crise pegou. Do camarote, a gente teve que se jogar na pipoca", explicou Poliana Ramalho, que saiu de "pipoqueira" junto com Henrique Araújo, Cristiana Moura e Antônio Moura.

O casal Israel Oliveira, 29, e Paula Renata, 33, aproveitou o desfile para renovar as lembranças de um amor que começou há quatro anos. Israel, que é sergipano, conheceu Paula no carnaval recifense. De lá para cá, o casal resolveu aderir ao acessório de policial e prisioneiro como lembrança. “No carnaval de 2013 ele me viu e me pediu para eu prender ele. Prendi e até hoje ele está como prisioneiro”, disse Paula.

Iniciando o abre alas da folia, os cantores pernambucanos Gustavo Travassos, Marron Brasileiro e André Rio comandaram os primeiros carros que seguiram para a apoteose do carnaval, a avenida Guararapes. Cantores como Tony Garrido, Lucy Alves e Joelma também marcaram presença levando a multidão ao delírio. Durante todo o desfile, poucos foram os registros de violência e não se teve notícia de nenhuma grande ocorrência, apesar de rumores da greve da Polícia Militar. Até a publicação deste texto, a Secretaria de Defesa Social (SDS) ainda não havia divulgado nenhum balanço.

Na Ponte Duarte Coelho, onde ficou instalado o Galo Maestro, as pessoas se dividiam com relação à alegoria. “As pessoas vêm do mundo todo para ver beleza do Galo e este ano, infelizmente, não está bonito. Antes, o galo até girava e esse ano está parado, sem brilho”, opinou Adriana da Silva, de 42 anos, que estava ao lado do namorado, Marco da Silva, 43, comemorando um ano de namoro. Em entrevista durante transmissão ao vivo na Fan Page da Folha no Facebook, a turista do Paraná Ingrid Garcia disse ter gostado. “Esta bem bonito”, opinou.

A segurança no bloco também foi alvo de comentários. Havia a boatos de uma greve da Policia Militar, que não aconteceu. “Estou achando o Galo fraco este ano com relação à segurança. Ano passado nós fomos revistados para chegar aqui perto. Deveria ter mais policial, opinou o turista, Reinaldo Santana, 45, que há cinco anos vem do Rio Grande do Sul para o carnaval de Pernambuco. Este ano, ele veio com oito amigos e familiares. Já para o porteiro, Washington Amorim, 32, que stava com outros seis amigos, o clima estava tranquilo. “Aquele negócio de greve era conversa. Não tivemos medo, vamos nos divertir”, afirmou.

Durante uma transmissão ao vivo no Instagram, nossa reportagem flagrou um tumulto. Uma pessoa foi detida e os foliões aplaudiram a polícia. O público total que marcou presença na festa momesca ainda não foi divulgado. Procurada, a assessoria de Imprensa do Corpo de Bombeiros informou que não houve nenhum registro de destaque ao longo dos 6km de percurso.

Leia mais:

Crises política e econômica inspiram fantasias no Galo da Madrugada
Brilho e glamour: camarote oficial foi point de famosos e badalados
Vídeo mostra confusão na Ponte Duarte Coelho durante o Galo da Madrugada
Interdições de trânsito para o Galo da Madrugada vão até as 20h
Paulo Câmara afirma que folião pode ir tranquilo ao Galo da Madrugada

Veja também

Papa lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma
RITUAL

Papa lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma

Colapso de ponte em Baltimore pode levar a maior pagamento de seguro marítimo
EUA

Colapso de ponte em Baltimore pode levar a maior pagamento de seguro marítimo

Newsletter