Notícias

General da reserva vai ocupar diretoria que cuida do Enem, sem chefe desde maio

Sem experiência em avaliação educacional, Carlos Roberto Pinto de Souza fez doutorado em Altos Estudos Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército

General da reserva Carlos Roberto Pinto de Souza vai ocupar diretoria que cuida do Enem, sem chefe desde maioGeneral da reserva Carlos Roberto Pinto de Souza vai ocupar diretoria que cuida do Enem, sem chefe desde maio - Foto: Reprodução

O general da reserva Carlos Roberto Pinto de Souza foi escolhido pelo governo Jair Bolsonaro (PSL) para assumir a Diretoria de Avaliação da Educação Básica, órgão do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) responsável por ações como o Enem. O cargo estava vago desde maio e, ao longo deste ano, ficou cerca de cinco meses desocupado.

Sem experiência em avaliação educacional, Souza fez doutorado em Altos Estudos Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército -ele defendeu a tese "A inteligência e a guerra eletrônica no contexto da guerra da informação". As informações são da plataforma Lattes.

Leia também:
Inep prorroga prazo de inscrição de servidores para trabalhar no Enem
Inscrições no Enem em queda desde 2016 

O militar também acumula um mestrado na escola do Exército dos Estados Unidos. Como General-de-Brigada, chefiou o Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército e o Centro de Defesa Cibernética do Exército, quando coordenou a área de Segurança e Defesa Cibernética durante os jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

A escolha do militar, publicada pelo jornal O Globo, foi confirmada à Folha pelo governo. A nomeação é esperada para os próximos dias.

A vacância na diretoria do Inep tem comprometido o andamento de ações do órgão e desestimulado a equipe, de acordo com servidores do instituto.

A decisão de trazer um militar para essa diretoria, de natureza técnica e pedagógica, causou estranhamento interno no instituto desde a última semana por causa da falta de intimidade com o tema. Souza será a quinta pessoa a assumir o cargo desde janeiro.

Atrasos no cronograma do Saeb, a avaliação federal que compõe o Ideb (Índice de Desenvolvimento à Educação), preocupam a área técnica. Já os preparativos para o Enem, também de responsabilidade da diretoria, estão em estágio mais confortável após transtornos com a escolha da gráfica.

Veja também

Cônsul-Geral da China quer fortalecer amizade entre País asiático e Nordeste brasileiro
NORDESTE

Cônsul-Geral da China quer fortalecer amizade entre País asiático e Nordeste brasileiro

Governo monta força-tarefa para conter desmatamento no Cerrado
Desmatamento

Governo monta força-tarefa para conter desmatamento no Cerrado

Newsletter