Recife

Geraldão reabre as portas após oito anos em reforma

Equipamento foi entregue nesta quinta-feira (24) em solenidade com o prefeito

Ginásio esteve fechado para melhorias estruturais e modernizaçãoGinásio esteve fechado para melhorias estruturais e modernização - Foto: Arthur de Souza / Folha de Pernambuco

Enfim, o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães voltou a abrir suas portas. Na manhã desta quinta-feira (24), depois de oito anos fechado para modernizar a estrutura, o Geraldão, localizado no bairro da Imbiribeira, recebeu um número restrito de convidados, em evento que contou com o prefeito da cidade do Recife, Geraldo Júlio, responsável por reinaugurar o espaço. A solenidade respeitou os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. Inaugurado em 1970, o equipamento tem lugar cativo na memória afetiva dos recifenses, e com a repaginação passa a comportar quase 10 mil pessoas. 

“Fico muito feliz de ver o Geraldão desse jeito. Tenho a memória de sentar aqui, assistir jogos e sei como é importante para todo mundo. Um equipamento que está entre os melhores do País, permite ações sociais em todas as partes, ajuda o turismo, ajuda a geração de renda e será um ícone da nossa cidade. Fico feliz em ver o Geraldão totalmente requalificado”, declarou o prefeito recifense. 

A assinatura do edital de licitação para a requalificação do Geraldão foi feita em fevereiro de 2012. O trabalho, de fato, começou em agosto de 2013 e tinha previsão de conclusão para o final de 2015. Mas ajustes técnicos e orçamentários foram feitos no projeto, ampliando assim o prazo de andamento da obra, que custou cerca de R$ 45 milhões. 

Com mais de 20 mil metros quadrados, o novo complexo multiuso conta com placar eletrônico com quatro faces, quadra poliesportiva adaptada aos novos padrões internacionais, duas rampas de acesso para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, coberta termoacústica, sistema de climatização e sonorização. Auditórios, sala para dança, artes marciais e palestras, duas piscinas e três quadras fora do ginásio fazem parte do complexo. 

Segundo Geraldo Júlio, o local entra no radar dos principais eventos esportivos e culturais, nacionais e do mundo. “Será uma característica forte do Geraldão, receber jogos de ligas nacionais, jogos de seleção, internacionais, e também o lado artístico e cultural, além dos religiosos. Serão muitos eventos grandes e temos um equipamento completo na nossa cidade, que pode oferecer todas as condições pra isso. E também ajuda nossa economia. Além do lazer e a diversão, é uma oportunidade para o polo turístico, gastronomia. Então, é um equipamento que vai além de um simples ginásio”, falou o gestor. 

Indo na linha do prefeito, a secretária executiva de Esportes do Recife, Yane Marques, afirmou que, além dos grandes eventos, o Geraldão também vai atender competições esportivas de menos apelo. "O Geraldão foi feito para receber eventos de todos os tamanhos. Essencialmente, eventos esportivos, lógico, mas natural que receba eventos culturais, religiosos, shows e entre outras coisas. O Geraldão está pronto, inclusive, para estes tipos de movimento. Vai atender todas as modalidades esportivas que tem potencial para acontecer nele. Dará todas as possibilidades para o atleta competir, brincar, participar e sair daqui uma pessoa melhor do que entrou", destacou a ex-pentatleta.  

Para marcar o retorno de atividades no novo Geraldão, a Secretaria Executiva de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel) montou uma programação esportiva que tem início nesta sexta-feira. Jogos-treino de futsal, handebol, vôlei e basquete, movimentarão a quadra do ginásio até segunda-feira (28). Participaram dos jogos atletas federados de equipes indicadas pelas respectivas federações, incluindo os paralímpicos.

Confira abaixo a programação da volta do Geraldão:

Sexta (25) 18:30 - jogo treino de futsal entre Geração Garra x Garra (finalistas femininos do Recife Bom de Bola em 2019)
20h  - Sport x ASEC Caruaru (futsal masculino)

Sábado (26) 15h - jogo treino de futsal entre Os Mixadores x Ladeira FC (finalistas masculinos do Recife Bom de Bola em 2019)
16h - Sport x Português (handebol)

Domingo (27) 9h - Náutico x seleção de Alagoas (vôlei sentado masculino) 
10h30 - Santa Cruz x Sport (vôlei feminino)

Segunda (28) 18h30 - Uninassau x Uninabuco (basquete feminino) 
20h - Sport x APAE/Fitcamp (basquete masculino)

05/10 - Retomada gradual das atividades esportivas gratuitas oferecidas à população, para 350 alunos.

Veja também

Palmeiras anuncia contratação do técnico português Abel Ferreira
Futebol

Palmeiras anuncia contratação do técnico português Abel Ferreira

Sem casos no Sport, Jair se solidariza com Kleina e Martelotte, diagnosticados com Covid
Sport

Sem casos no Sport, Jair se solidariza com Kleina e Martelotte, diagnosticados com Covid