Gestão e inovação na saúde são temas de fórum no Recife

Programação traz palestras com autoridades locais e nacionais, entre elas, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso

1° Fórum Pernambucano de Gestão e Inovação em Saúde1° Fórum Pernambucano de Gestão e Inovação em Saúde - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O 1° Fórum Pernambucano de Gestão e Inovação em Saúde teve início na manhã desta quarta-feira (4) no Recife. O evento, realizado pelo Real Hospital Português e pelo Instituto Luiz Mário Moutinho, segue até esta quinta-feira (5) e reúne profissionais das áreas médica e jurídica para discutir o sistema de saúde brasileiro. A programação traz palestras com autoridades locais e nacionais, entre elas o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso.

O encontro acontece no auditório do MV Empresarial, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife. Ao longo da programação, serão debatidos os desafios da saúde suplementar no País, resolução de conflitos judiciais entre pacientes, instituições e profissionais e alocação de recursos para melhorar a eficiência na prestação dos serviços. "É um privilégio promover este evento. Vamos abordar temas sensíveis para o setor e conseguimos trazer os melhores gestores de saúde privada e pública e as principais referências na área jurídica", conta o vice-provedor do Real Hospital Português, Alberto Ferreira da Costa Junior.

Leia também:
Fórum debate gestão e inovação na saúde
OMS faz alerta sobre a saúde dos adolescentes

Para o fundador e coordenador científico do Instituto Luiz Mário Moutinho, o juiz Luiz Mário Moutinho, uma das principais propostas do evento é promover o diálogo entre os dois setores. "Nós [da área jurídica] não estamos nas clínicas, nos consultórios. Por outro lado, o médico, o prestador do serviço em saúde, a operadora do plano de saúde e o hospital também não estão dentro dos fóruns. E nós passamos para eles as nossas dores quando os conflitos vêm às nossas mãos para resolvermos assuntos envolvendo saúde e vida", afirma.

Na programação, há palestras e diálogos com diversos convidados, incluindo o ministro do STF Luís Roberto Barroso, que abrirá os debates de quinta a partir das 8h. Outra autoridade que estará presente é o ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que participa da mesa de encerramento "Perspectivas da privacidade digital na nova Lei Geral de Proteção de Dados", entre 15h30 e 18h.

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Adalberto de Oliveira Melo, foi um dos participantes da mesa de abertura e disse que a judicialização é um dos maiores desafios do setor de saúde no Estado. "Os conflitos podem ser evitados desde que os hospitais apontem caminhos mais econômicos para o tratamento. O que não pode é que o doente não tenha o melhor tratamento que existe em vigor", defende.

A programação do Fórum está disponível no site do Instituto Mário Moutinho. Para participar, a inscrição custa R$ 595 para profissionais e R$ 350 para estudantes. Outras informações pelo telefone (81) 3038-2284.

Veja também

Menina morre asfixiada na Itália ao participar de desafio no TikTok
"Desafio do apagão"

Menina morre asfixiada na Itália ao participar de desafio no TikTok

Indígenas venezuelanos refugiados farão universidade no PA
Educação

Indígenas venezuelanos refugiados farão universidade no PA