Gestão responsável por um planeta mais justo

Empresas engajadas em ações sociais e ambientais são contempladas

Elaborar uma gestão responsável sem esquecer de sua responsabilidade no desenvolvimento social e ambiental fazem parte de um perfil crescenteElaborar uma gestão responsável sem esquecer de sua responsabilidade no desenvolvimento social e ambiental fazem parte de um perfil crescente - Foto: Reprodução/Pixabay

Elaborar uma gestão responsável, seguindo critérios éticos de administração dos negócios, sem esquecer de sua responsabilidade no desenvolvimento social e ambiental fazem parte de um perfil crescente e levado a sério por muitas empresas de todos os portes. Nesta 15ª edição do prêmio Marcas que eu gosto, a importância deste tipo de trabalho foi contemplada na pesquisa elaborada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe).

Neste caso, os entrevistados responderam à pergunta sobre a marca que mais se destaca pelas ações em projetos sociais e ambientais. Nas respostas, de forma totalmente espontânea, se destacaram a Natura, a Ypê e a Coca-Cola.

Para as demais categorias, os participantes, moradores de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes responderam a questionamentos como o custo benefício das marcas, a primeira que vem à cabeça (Top of Mind), a preferida e a mais tradicional (veja as vencedoras na tabela anterior).

CAPACITANDO JOVENS
A Coca-Cola é aquela marca facilmente lembrada pelos consumidores, não só de Pernambuco, mas do mundo. A terceira colocada na categoria Marcas que fazem a diferença, estreante da pesquisa Marcas que eu gosto, aparece no topo da categoria Refrigerante.

Em Pernambuco, a Coca-Cola desenvolve o Programa Coletivo Jovem, que completa 10 anos neste ano e foi pioneiro no Estado. O projeto contribui para o desenvolvimento sustentável e socioeconômico de comunidades de baixa renda nos bairros dos Coelhos, Cabo, Piedade, Vila Rica, Coqueiral e Bongi, formando 400 alunos por ano.

"Desse total, cerca de 20%, ao final do projeto, são contratados por empresas parceiras do programa. A iniciativa oferece um ambiente para potencializar talentos e preparar os alunos para o futuro profissional", comemora o vice-presidente de Categorias do Sistema Coca-Cola, Rodrigo Assunção.

A metodologia de capacitação desenvolvida nas áreas de Comunicação e Tecnologia, Marketing e Vendas e Produção de Eventos abrange não só conteúdos sobre temas e orientações comportamentais, mas, também, aplicações lúdicas e exercícios práticos, através dos quais os alunos conseguem executar a teoria aprendida.

MERCADO LOCAL
Pernambuco é o maior mercado da Coca-Cola Brasil na área que engloba a região Nordeste e o Mato Grosso. Além das ações sociais e regionalizadas espalhadas pela companhia mundo afora, o ambiente digital é levado a sério entre as ferramentas usadas para aproximar a marca do consumidor.

“Tudo o que diz respeito à experiência com os consumidores, seja ela digital ou física, ganha relevância”, afirma o vice-presidente de Marketing da Coca-Cola Brasil, Javier Rodrigues. Para ele, a fidelização depende de diversos fatores, mas tem um princípio básico comum para a marca estar com os produtos acessíveis e disponíveis nos canais corretos. 

Veja também

Confinamento contra Covid-19 é útil para América Latina? Depende, diz FMI
Coronavírus

Confinamento contra Covid-19 é útil para América Latina? Depende, diz FMI

DEM expulsa Rodrigo Maia, que chama presidente do partido de 'Torquemada Neto'
Política

DEM expulsa Rodrigo Maia, que chama presidente do partido de 'Torquemada Neto'