Governador anuncia expansão do programa Governo Presente

Serão seis mil vagas para oficinas de grafitagem, foto e videojornalismo, hip hop, capoeira e percussão

Lançamento da expansão do programa Governo PresenteLançamento da expansão do programa Governo Presente - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A atuação do programa Governo Presente (GP) começa o ano com expansões. O programa é voltado para os direitos e a prevenção social da violência. São ações integradas de políticas públicas nas regiões de vulnerabilidades, e agora passa a atender os municípios de Cabo de Santo Agostinho e Paulista.

O GP também ganha este ano, atividades voltadas para o público jovem, como qualificação, cultura, cidadania, tecnologia e lazer. Serão seis mil vagas para oficinas de grafitagem, foto e videojornalismo, hip hop, capoeira e percussão. As oficinas serão ofertados nos 50 territórios de atuação.

O governador do Estado, Paulo Câmara, considera que as cidades que ganham o programa tem índices de violência preocupantes. “A nossa juventude tem que estar cada vez mais focada no futuro, na educação, nas práticas das atividades da cultura, esporte e principalmente afastar das coisas ruins, como droga, que tem sido um grande alimentador da violência no país”, ressalta. “Serão atividades esportivas, culturais, qualificação, dentro de cada território de ampla camada de cursos que vão envolver cursos básicos até o mais avançado. Então nos podemos ter certeza de que cada vez a população com esforço e educação terá portas abertas”, continua.

Há 10 anos, o projeto considerado braço direito do pacto pela vida, atende as localidades vulneráveis do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru. Secretário do Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Cloves Benevides, define o GP como forte e que tem longevidade. “A partir de agora um grupo de jovens que nós selecionamos vão definir conosco as primeiras atividades das oficinas. As inscrições e as possibilidade de entrada nas ações serão todas ficarão inicialmente nas páginas e nas redes sociais da própria secretaria”, destaca.


Leia também:
Governo Presente anunciará ampliação de atividades


Outra novidade é o programa Cidadão Conectado, que será lançado em março. O projeto vai disponibilizar gratuitamente internet em pontos de praças e locais coletivos de convivência. “Onde tiver um prédio público, haverá a possibilidade de implantar”, comenta o secretário. O uso poderá ser feito se segunda a sexta, a partir das 18h, além dos finais de semana.

Mutirões

Definido como ações de cidadania, mutirões serão realizados em diversas localidades disponibilizando mais de 45 serviços. Para marcar a chegada, nesta sábado (24) o mutirão estará no Curado 4, em Jaboatão dos Guararapes, a partir das 8h. Os serviços serão emissão de carteira de identidade, testes de glicemia, aferição de pressão, e orientações de saúde. Além de ações da área de segurança, cultura e esporte.

Veja também

Jovem de 18 anos é encontrada morta em cisterna de casarão em Jaboatão
Jaboatão

Jovem de 18 anos é encontrada morta em cisterna de casarão

Médium João de Deus é internado em hospital de Brasília
João de Deus

Médium João de Deus é internado em hospital de Brasília